O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Funcionamento da transmissão de dupla embreagem DSG

Na condução, a força do motor é transmitida para o eixo de transmissão pela transmissão.

Para mudar de marcha, a transmissão de força entre o motor e a transmissão precisa ser interrompida. Esta é a função da embreagem.

Na transmissão de dupla embreagem DSG com suas duas subtransmissões, durante a condução, a força do motor permanece sempre numa subtransmissão. Antes de uma troca de marcha, a próxima marcha superior ou inferior já é engatada na segunda subtransmissão sem carga.

Depois, a embreagem da marcha sem carga é fechada e, ao mesmo tempo, é aberta a outra marcha. Isso possibilita uma mudança rápida de marcha.

Graças ao seu design, a transmissão de dupla embreagem DSG é mais eficiente do que uma transmissão automática. Enquanto na transmissão automática o conversor de torque é utilizado o tempo todo, a transmissão de dupla embreagem DSG consegue abrir a embreagem em marcha lenta e, com isso, economizar combustível. Graças a sua eficiência, ao peso leve e ao controle inteligente, a transmissão de dupla embreagem DSG possibilita normalmente o mesmo ou um melhor consumo de combustível do que em uma transmissão manual.

Como na transmissão manual, a embreagem na transmissão de dupla embreagem DSG está sujeita ao desgaste. Dependendo do tipo da transmissão de dupla embreagem DSG, é necessária manutenção regular; mais informações sobre isso podem ser obtidas na Manutenção e garantia Em caso de avaria em uma subtransmissão, a transmissão de dupla embreagem DSG fornece também a possibilidade de desligar uma subtransmissão e continuar a condução com a outra subtransmissão Mandar verificar a transmissão imediatamente em uma Concessionária Volkswagen ou em uma empresa especializada.

Luzes de advertência e de controle

Acesa

Causa possível / recurso

Transmissão avariada.

Não prosseguir! Deixar a transmissão esfriar na posição da alavanca seletora P.

Se o alerta não aparecer, não prosseguir e procurar auxílio técnico especializado. Caso contrário, podem ocorrer danos significativos à transmissão.

Pedal do freio não pressionado! Pisar no pedal do freio totalmente.

Ver também controle automático de distância (ACC).

Pedal do freio não pressionado.

Para engatar uma posição de marcha, pisar no pedal do freio.

Ver também freio de estacionamento eletrônico.

Piscando

Causa possível / recurso

O botão bloqueador da alavanca seletora não está pressionado. O arranque é impedido.

Engatar o bloqueio da alavanca seletora.

Ao ligar a ignição, algumas luzes de advertência e de controle se acendem rapidamente para verificação da função. Elas se apagam após alguns segundos.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca ignorar as luzes de advertência acesas e as mensagens de texto.
  • Parar o veículo assim que possível e seguro.
  • Se o veículo parar ou precisar ser estacionado para reparos, estacionar sempre o veículo a uma distância segura da rua, ligar as luzes de advertência, desligar o motor e adotar outras medidas de segurança, para alertar o trânsito.

NOTA A inobservância das luzes de controle que se acendem e das mensagens de texto pode causar danos ao veículo.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Transmissão de dupla embreagem DSG

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Funcionamento da transmissão de dupla embreagem DSG Luzes de advertência e de controle Transmissão de dupla embreagem DSG: Engatar a marcha Trocar a marcha com Tiptronic Conduzir com transmissão de dupla embreagem DSG DSG Falha de funcionamento da transmissão de dupla embreagem DSG Destravamento de emergência do bloqueio da alavanca seletora

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Transmissão de dupla embreagem DSG: Engatar a marcha

Fig. 138 Veículos com direção à esquerda: alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador. A alavanca seletora é equipada com um bloqueio da alavanca seletora. Ao trocar uma posição de marcha da posição P para uma etapa de movimento, pise no pedal do freio e pressione a tecla de bloqueio na alavanca seletora na direção da seta → Fig. 138 ou → Fig. 139. Para mudar a alavanca seletora da posição N para a posição D/ S ou R, pisar primeiramente no pedal do freio e mantê-lo pressionado. Fig. 139 Veículos com direção à direita: alavanca seletora da transmissão automática com botão bloqueador.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Limitador de velocidade

Introdução ao tema O limitador de velocidade limita a velocidade máxima de condução ao limite de velocidade. O limite de velocidade só pode ser ultrapassada quando o pedal do acelerador estiver completamente em baixo.

Manuais