O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Indicadores do display

Sistema de monitoramento periférico (Front Assist), incluindo função de frenagem de emergência City
Fig. 162 No display do instrumento combinado: A exibição do alerta de distância. B Sistema de monitoramento periférico desativado.

Sistema de monitoramento periférico (Front Assist), incluindo função de frenagem de emergência City
Fig. 163 No display do instrumento combinado: exibição do alerta antecipado.

Alerta de distância

Se a distância ficar abaixo da distância de segurança do veículo à frente, é exibido no display do instrumento combinado um alerta de distância → Fig. 162 A (Lupa).

Aumentar a distância!

Alerta prévio

O sistema de monitoramento periférico avisa sobre uma possível colisão com um veículo à frente → Fig. 163 1).

Frear ou desviar! Se necessário pisar no pedal do freio.

Sistema de monitoramento periférico (Front Assist) desativado

Quando o sistema de monitoramento periférico for desativado, no display do instrumento combinado é exibida a seguinte indicação → Fig. 162 B (lupa) 1).

ATENÇÃO

A inobservância de luzes indicadoras que acendem e de exibições no display pode causar acidentes e ferimentos graves.

  • Jamais ignorar luzes de advertência acesas e exibições no display.

Com o sistema de monitoramento periférico ligado, as indicações podem ocultar outras funções no display do instrumento combinado, por exemplo, uma chamada telefônica.

Sensor do radar

Sistema de monitoramento periférico (Front Assist), incluindo função de frenagem de emergência City
Fig. 164 Na grade do radiador, atrás do logotipo da Volkswagen: sensor do radar e área que deve ser mantida livre em volta do sensor do radar.

Para a captação da situação do trânsito está instalado um sensor do radar na grade do radiador atrás do logotipo da Volkswagen → Fig. 164. Assim, os veículos à frente podem ser reconhecidos a uma distância de aproximadamente 120 m.

A captação do sensor do radar pode ser influenciada por meio de sujeira, como lama ou neve ou por meio de influências ambientais, como chuva forte ou spray de água. Neste caso, o sistema de monitoramento periférico não funciona. No display do instrumento combinado aparece Front Assist: sem vista de sensor. Se necessário, limpar o logo da Volkswagen atrás sensor do radar.

Se a limitação do sensor do radar não existir mais, o sistema de monitoramento periférico estará à disposição de novo automaticamente.

Com forte reflexão do sinal de radar, por exemplo, em estacionamentos fechados ou túneis, a função do sistema de monitoramento periférico pode ser comprometida.

A área frontal e ao redor do sensor do radar não deve ser coberta por etiquetas, faróis extras, moldura decorativa das placas de licença ou coisas semelhantes, porque isso pode comprometer a função do sistema de monitoramento periférico.

Modificações estruturais no veículo, por exemplo "rebaixado" ou alterações no revestimento da dianteira do veículo, podem ocasionar um comprometimento da função do sistema de monitoramento periférico. Por isso, sempre realizar as modificações estruturais numa empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

Reparos impróprios na dianteira do veículo podem ocasionar um desajuste no sensor do radar e com isso um comprometimento da função do sistema de monitoramento periférico.

Por isso, realizar os reparos numa Concessionária Volkswagen ou numa empresa especializada.

Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

NOTA

Se houver dúvidas de que o sensor do radar foi avariado ou desajustado, desligar o sistema de monitoramento periférico. Assim, danos secundários podem ser evitados. Ajustar novamente o sensor do radar.

  • O sensor do radar pode ser desregulado por impactos, como danos de estacionamento.

    Uma desregulagem do sensor pode causar uma limitação no sistema ou o desligamento.

  • Reparos no sensor do radar exigem conhecimentos técnicos específicos e ferramentas especiais. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.
  • Remover a neve com uma vassourinha e o gelo preferencialmente com um spray de descongelamento sem solvente.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sistema de monitoramento periférico (Front Assist), incluindo função de frenagem de emergência City

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Indicadores do display Sensor do radar Operar o sistema de monitoramento periférico (Front Assist) Desligar temporariamente o sistema de monitoramento periférico (Front Assist) nas seguintes situações Função de frenagem de emergência City Detector de pedestres Limites do sistema

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Operar o sistema de monitoramento periférico (Front Assist)

O sistema de monitoramento periférico e o aviso prévio são automaticamente ativado após ligar a ignição. Com o sistema de monitoramento periférico desativado, o alerta prévio e o alerta de distância também são automaticamente desativados.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Direção

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Luzes de advertência e de controle Informações sobre a direção A servoassistência da direção não é hidráulica, mas sim eletromecânica. A vantagem desta direção é que não são necessárias mangueiras hidráulicas, fluido hidráulico, uma bomba, filtros ou outras peças. O sistema eletromecânico economiza combustível. Enquanto um sistema hidráulico precisa de uma pressão de óleo constante, a alimentação de energia da direção eletromecânica é necessária somente ao manobrar.

Manuais