O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Informação acerca dos travões

Pastilhas dos travões novas

Durante os primeiros 400 km, as pastilhas dos travões novas não permitem ainda a sua máxima capacidade de travagem, tendo de "acamar" primeiro. Para compensar a força de travagem um tanto reduzida, ter-se-á de pisar o pedal do travão com mais força. Evite sobrecarregar os travões durante o tempo de rodagem.

Desgaste

O desgaste das pastilhas dos travões depende, em grande medida, das condições de utilização e do estilo da condução. Isto acontece especialmente em trânsito urbano e trajetos curtos, ou com uma condução muito desportiva.

Em função da velocidade, da força de travagem e das condições ambientais (por ex., temperatura, humidade do ar) podem produzir-se ruídos de travagem.

Humidade e sais antigelo

Em determinadas situações (por exemplo, ao atravessar zonas inundadas, em caso de aguaceiros fortes ou depois de lavar o veículo), a ação de travagem pode atrasar-se devido à humidade nos discos e nas pastilhas, ou à sua congelação, no inverno. neste caso, deverá travar várias vezes até que os travões "sequem".

A grande velocidade e com o limpa para-brisas ligado, as pastilhas dos travões contatam brevemente com os discos de travão. Isto acontece de forma impercetível para o condutor, a intervalos regulares, para melhorar o tempo de resposta dos travões quando estão molhados.

O mesmo se poderá verificar em estradas tratadas com sais antigelo, após um trajeto mais extenso sem recurso aos travões. A camada de sal formada nos discos e nas pastilhas dos travões tem de ser eliminada por ação do atrito.

Corrosão

Os longos períodos de imobilização, as pequenas quilometragens e a falta de solicitação favorecem o aparecimento de corrosão nos discos dos travões e de sujidade nas pastilhas.

Caso se utilizem os travões de forma pouco frequente ou exista corrosão, é aconselhável travar várias vezes de forma brusca e a grande velocidade para limpar os discos e as pastilhas dos travões.

Avaria no sistema de travagem

Se verificar que a altura do pedal aumentou repentinamente, é possível que um dos circuitos do sistema de travagem tenha deixado de funcionar. Dirija-se, sem demora, à oficina especializada mais próxima, para eliminar a deficiência. No caminho até lá conduza com uma velocidade moderada e conte com uma maior distância de travagem e com a necessidade de exercer uma maior pressão no pedal.

Nível baixo do líquido dos travões

Um nível do líquido dos travões excessivamente baixo pode originar deficiências no sistema de travões. O nível do líquido dos travões é controlado eletronicamente.

Servofreio

O servofreio reforça a pressão que é exercida no pedal do travão. Só funciona com o motor a trabalhar.

ATENÇÃO

CUIDADO

Aviso

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Travão de estacionamento eletrónico

Fig. 165 Na parte inferior da consola central: tecla do travão de estacionamento eletrónico.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistemas de assistência à travagem

Controlo eletrónico de estabilidade (ESC) O ESC contribui para a melhoria da segurança. Reduz o perigo de despistes e melhora a estabilidade do veículo. O ESC deteta situações limite na dinâmica da condução, tais como sobreviragem e subviragem do veículo ou derrapagem das rodas motrizes. Com intervenções de travagem direcionadas ou a redução do binário do motor, o veículo é estabilizado.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Configurações do menu Rádio

Configurações para todas as fontes No menu principal Rádio, toque no botão . Scan - reprodução automática de curtos pedaços de todas as estações disponíveis da atual faixa de frequência Som - regulações do som Botões das setas: - definir a função dos botões Memórias- mudar entre as emissoras memorizadas nos botões de estação Emissoras - mudar entre todas as emissoras disponíveis na frequência de rádio selecionada Programa de trânsito (TP) - ligar/desligar a receção do programa de trânsito Texto do rádio - Ligar/desligar o rádio de texto (FM e DAB) Organizar l. emissoras: - organizar os tipos de estações de rádio na lista de emissoras Grupos - Ordenação de grupos após programa transmitido Alfabeto - ordenar por ordem alfabética de acordo com o nome de estação Logos das emissoras - gestão manual dos logos das estações Eliminar memória - apagar as emissoras memorizadas nos botões de estação Ajustes avançados - outras definições, que depende da banda de frequência selecionada (FM e DAB)

Manuais