O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Informação sobre combustível

Motor a gasolina

Motores 3ZR-FE*1 e 2AR-FE

Zona da UE: O seu veículo deve utilizar apenas gasolina sem chumbo em conformidade com a norma europeia EN228.

Para um desempenho do motor otimizado, escolha gasolina sem chumbo com um Número de Octanas de 91 ou superior.

Fora da zona da UE: O seu veículo deve utilizar apenas gasolina sem chumbo.

Para um desempenho do motor otimizado, escolha gasolina sem chumbo com um Número de Octanas de 91 ou superior.

Motor 3ZR-FAE*2

Zona da UE: O seu veículo deve utilizar apenas gasolina sem chumbo em conformidade com a norma europeia EN228.

Para um desempenho do motor otimizado, escolha gasolina sem chumbo com um Número de Octanas de 95 ou superior.

Fora da zona da UE: O seu veículo deve utilizar apenas gasolina sem chumbo.

Para um desempenho do motor otimizado, escolha gasolina sem chumbo com um Número de Octanas de 95 ou superior.

*1: Com código de modelo*3com um "X" como letra final.
*2: Com código de modelo*3 com um "W" como letra final.
*3: O código do modelo encontra-se indicado na etiqueta do fabricante.

Motor diesel

Motores 2AD-FTV e 2AD-FHV

Zona da UE: O seu veículo deve utilizar apenas combustível diesel em conformidade com a norma Europeia EN590.

Fora da zona da UE (exceto Rússia): O seu veículo deve utilizar apenas combustível diesel que contenha 50 ppm, ou menos, de enxofre e um número de cetano de 48 ou superior.

Fora da zona da UE (Rússia): O seu veículo deve utilizar apenas combustível diesel que contenha um número de cetano de 48 ou superior.

O seu veículo deve apenas utilizar combustível diesel em conformidade com o GOST R52368-2005 (máximo de 50 ppm de enxofre).

Motor 2WW

Zona da UE: O seu veículo deve utilizar apenas combustível diesel em conformidade com a norma Europeia EN590.

Fora da zona da EU: O seu veículo deve utilizar apenas combustível diesel que contenha 10 ppm, ou menos, de enxofre Ultra baixo e um número de cetano de 48 ou superior.

Utilização de etanol misturado com gasolina num motor a gasolina A Toyota autoriza a utilização de gasolina misturada um máximo de 10% de etanol. Certifique-se que a gasolina misturada com etanol tem um número de octanas que cumpre com o acima descrito.

Se planear conduzir no estrangeiro (motor diesel) No estrangeiro poderá não estar disponível combustível diesel de baixo nível de enxofre, pelo que deve confirmar com o distribuidor.

Se o seu motor emitir pancadas

ATENÇÃO

Atenção à qualidade do combustível

  • Não utilize combustível inadequado. Se for utilizado combustível inadequado tal poderá provocar danos no motor.
  • Motor a gasolina: Não utilize gasolina com chumbo.

    A gasolina com chumbo irá provocar perda de eficácia do catalisador de três vias e um mau funcionamento do sistema de controlo das emissões.

  • Motor a gasolina: Não utilize gasolina misturada com metanol como M15, M85, M100. O uso de gasolina com metanol poderá causar danos no motor ou falhas.
  • Motor diesel: Para motores 2AD-FTV e 2AD-FHV: Não utilize um combustível que contenha mais que 50 ppm de enxofre.

    Para motor 2WW: Não utilize um combustível que contenha mais que 10 ppm de enxofre.

    A utilização de combustível com elevado teor de enxofre poderá danificar o motor.

  • Motor a gasolina (zona da UE): O combustível Bioetanol vendido sob designações tais como "E50" ou "E85", bem como combustíveis que contenham uma grande quantidade de etanol, não devem ser utilizados. A utilização destes combustíveis irá danificar o sistema de combustível do veículo. Em caso de dúvida, consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
  • Motor a gasolina (fora da zona da UE): O combustível Bioetanol vendido sob designações tais como "E50" ou "E85", bem como combustíveis que contenham uma grande quantidade de etanol, não devem ser utilizados.

    O seu veículo pode utilizar gasolina misturada com um máximo de 10% de etanol. A utilização de combustíveis com mais de 10% de teor de etanol (E10) irá danificar o sistema de combustível do veículo. Certifique-se que o reabastecimento é feito apenas numa fonte onde especificação e qualidade do combustível podem ser garantidas. Em caso de dúvida, consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

  • Motor diesel (zona da UE): O combustível FAME (Éster metílico de ácidos gordos) vendido sob designações tais como "B30" ou "B100", bem como combustíveis que contenham uma grande quantidade de FAME, não devem ser utilizados. A utilização desses combustíveis irá danificar o sistema de combustível do veículo. Em caso de dúvida, consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
  • Motor diesel (fora da zona da UE [exceto Rússia]): O combustível FAME (Éster metílico de ácidos gordos) vendido sob designações tais como "B30" ou "B100", bem como combustíveis que contenham uma grande quantidade de FAME, não devem ser utilizados. O seu veículo pode utilizar combustível misturado com um máximo de 5% de biodiesel FAME (B5). A utilização de combustíveis que contenham mais de 5% de FAME (B5) irá danificar o sistema de combustível do veículo. Certifique-se que o reabastecimento é feito apenas numa fonte onde especificação e qualidade do combustível podem ser garantidas. Em caso de dúvida, consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
  • Motor diesel (fora da zona da UE [Rússia]): O combustível FAME (Éster metílico de ácidos gordos) vendido sob designações tais como "B30" ou "B100", bem como combustíveis que contenham uma grande quantidade de FAME, não devem ser utilizados. A utilização desses combustíveis causa danos no sistema de combustível do veículo. Em caso de dúvida, consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Dados de manutenção (combustível, nível de óleo, etc.)

Dimensões *1: Veículos sem carga *2: Veículos com suspensão elevada

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Configuração

Características de configuração O seu veículo inclui uma variedade de características eletrónicas que podem ser personalizadas de acordo com as suas preferências. Estas características podem ser alteradas através do mostrador de informações múltiplas, sistema de navegação e sistema de multimédia, ou por um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Aplicação ŠKODA OneApp

Informações introdutórias Fig. 202 Informações sobre a utilização ŠKODA OneApp no site da ŠKODA Um telemóvel conectado com o Infotainment permite editar e avaliar os dados de viagem na aplicação ŠKODA OneApp.

Manuais