O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Introdução ao tema

Tenha em conta as disposições específicas do país em questão relativas à condução com reboque e a utilização de um dispositivo de reboque.

O veículo tem sido desenvolvido em primeira linha para o transporte de pessoas, mas também se pode utilizar para levar um reboque se dispuser do equipamento técnico correspondente.

Esta carga adicional tem repercussões na vida útil, no consumo de combustível e nas prestações do veículo e, em determinadas circunstâncias, pode implicar uma redução dos intervalos de serviço.

A condução com reboque implica um maior esforço para o veículo e, por outro lado, requer uma maior concentração do condutor.

Em época invernal, deverão montar-se pneus de inverno tanto no veículo como também no reboque.

Carga vertical máxima tecnicamente admissível sobre o acoplamento

A carga vertical máxima tecnicamente admissível da lança do reboque sobre o engate de bola do dispositivo de reboque é de 85 kg.

Veículos com sistema Start-Stop:

Se o veículo for equipado com um dispositivo de reboque montado de fábrica ou com um montado posteriormente pela SEAT, o sistema Start-Stop funciona da forma habitual.

Não há que ter em conta nenhuma particularidade.

Se o sistema não reconhecer o reboque ou o dispositivo de reboque não tiver sido montado posteriormente pela SEAT, há que desligar o sistema Start-Stop, pressionando a tecla correspondente na parte inferior da consola central, antes de começar a circular com o reboque e o deixar desligado durante todo o trajeto.

Veículos com seleção do perfil de condução

Se vai conduzir o veículo com um reboque engatado, não se recomenda o uso do perfil de condução Eco. Aconselha-se selecionar outro dos perfis de condução disponíveis dantes de começar a circular com um reboque.

ATENÇÃO

Não utilize nunca o reboque para transportar pessoas, já que poria em perigo a sua vida e poderá ser proibido.

ATENÇÃO

A utilização indevida do engate para reboque pode provocar acidentes e lesões.

ATENÇÃO

A condução com reboque e o transporte de objetos pesados ou de grande superfície podem modificar as propriedades de marcha e provocar um acidente.

ATENÇÃO

Se o dispositivo de reboque tiver sido montado posteriormente por uma oficina diferente da SEAT, é necessário que desligar o sistema Start-Stop manualmente sempre que se circule com reboque. Caso contrário, poderia produzir-se uma avaria no sistema de travões e, como consequência, ter lugar um acidente e lesões graves.

Aviso

Aviso de controlo

O engate de bola para reboque não está bloqueado.

Comprove o bloqueio do dispositivo de reboque.

Ao ligar a ignição acendem-se durante um breve período alguns avisos de advertência e de controlo como modo de verificação. Apagam-se após alguns segundos.

ATENÇÃO

Se não forem tidos em conta os avisos de advertência que se acendem e as mensagens correspondentes, o veículo poderá ficar parado no meio do trânsito e provocar um acidente e ferimentos graves.

CUIDADO

Caso sejam ignorados os avisos de controlo que se acendem e as mensagens correspondentes, poderão ocorrer avarias no veículo.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Dispositivo de engate para reboque e reboque

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Requisitos técnicos

Os veículos equipados de fábrica com um dispositivo de reboque cumprem todos os requisitos técnicos e legais para poder circular com reboque. Se se equipar o veículo posteriormente com um dispositivo de reboque, só se deverá montar um dispositivo que esteja autorizado para a massa máxima autorizada do reboque que vai puxar. O dispositivo de reboque tem que ser adequado para o veículo e o reboque, e ir bem fixado à estrutura do veículo.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Fonte de áudio

Introdução ao sujeito CUIDADO Não gravar nenhuns dados importantes e não protegidos em fontes áudio ligadas. A ŠKODA não assume qualquer responsabilidade por ficheiros perdidos ou danificados ou fontes de áudio conectadas. Ao mudar ou ligar uma fonte de áudio pode causar mudanças bruscas do volume de som. Reduzir o volume antes de mudar ou ligar uma fonte de áudio. Ao conectar uma fonte de áudio externa as mensagens de informação de fonte externa serão indicadas. Estas mensagens devem ser observadas e, eventualmente, confirmadas (p. ex., autorização para a transmissão de dados e semelhante).

Manuais