O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Requisitos técnicos

Os veículos equipados de fábrica com um dispositivo de reboque cumprem todos os requisitos técnicos e legais para poder circular com reboque.

Se se equipar o veículo posteriormente com um dispositivo de reboque, só se deverá montar um dispositivo que esteja autorizado para a massa máxima autorizada do reboque que vai puxar. O dispositivo de reboque tem que ser adequado para o veículo e o reboque, e ir bem fixado à estrutura do veículo.

Utilize unicamente um dispositivo de reboque que tenha sido autorizado pela SEAT para este veículo. Leia e tenha sempre em conta as indicações do fabricante do dispositivo de reboque. Não monte nunca um dispositivo de reboque "com distribuição de peso" ou "compensação de carga".

Dispositivo de reboque montado no para-choques

Não monte nunca um dispositivo de reboque no para-choques nem na fixação deste. O dispositivo de reboque não deverá comprometer a função do para-choques. Não leve a cabo modificações ou reparações no sistema de escape nem no sistema de travões. Comprove com regularidade que o dispositivo de reboque está bem fixado.

Sistema de refrigeração do motor

Circular com reboque supõe um grande esforço para o motor e o sistema de refrigeração.

O sistema de refrigeração deverá ter suficiente líquido refrigerante e estar preparado para o esforço adicional que supõe circular com reboque.

Travões do reboque

Se o reboque tiver um sistema de travagem próprio, deverão ser tidas em conta as respetivas disposições legais vigentes. Não ligue nunca o sistema de travões do reboque ao sistema de travões do veículo.

Cabo de reboque

Utilize sempre um cabo de reboque entre o veículo e o reboque.

Luzes traseiras do reboque

As luzes traseiras do reboque deverão cumprir as normas legais correspondentes.

Nunca ligue as luzes traseiras do reboque diretamente ao sistema elétrico do veículo. Se não estiver seguro de que o reboque está eletricamente ligado de forma correta, consulte a uma oficina especializada. A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

Retrovisores exteriores

Se com os retrovisores exteriores de série do veículo trator não se puder ver a zona de por trás do reboque, será necessário instalar retrovisores adicionais conforme as disposições do país em questão. Os retrovisores exteriores têm de se ajustar dantes de iniciar a marcha e têm de oferecer um campo visual suficiente para trás.

Consumo elétrico máximo do reboque

Condução com reboque

ATENÇÃO

Se o dispositivo de reboque estiver montado incorretamente ou não for o adequado, o reboque poderia soltar-se do veículo e causar lesões graves.

CUIDADO

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Introdução ao tema

Tenha em conta as disposições específicas do país em questão relativas à condução com reboque e a utilização de um dispositivo de reboque.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Engate de bola de desbloqueio elétrico

Fig. 217 No lado direito da bagageira: tecla para desbloquear o engate de bola.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Controlo remoto - mudar a pilha

Introdução ao tema CUIDADO A bateria de substituição ou baterias deve/devem corresponder à especificação original. Respeite a polaridade correta ao substituir as baterias ou acumuladores.

Manuais