O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luzes de advertência e de controle

Acesa

Causa possível / recurso

Pedal do freio não pressionado! Pisar no pedal do freio totalmente. Ver também controle automático de distância (ACC).
Sistema de freio avariado.

Não prosseguir! Caso contrário, procurar auxílio técnico especializado.

Nível do fluido de freio muito baixo.

Não prosseguir! Verificar o nível do fluido de freio

Juntamente com a luz de controle do ABS : o sistema antibloqueio do freio (ABS) falhou.

Procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada. O veículo pode ser freado sem o sistema antibloqueio do freio (ABS).

Pastilhas de freio desgastadas.

Procurar imediatamente uma Concessionária Volkswagen.

Verificar todas as pastilhas de freio e substituí-las, se necessário.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca ignorar as luzes de advertência acesas e as mensagens de texto.
  • Parar o veículo assim que possível e seguro.

ATENÇÃO

A condução com freios em mau estado pode causar acidentes e ferimentos graves.

  • Se a luz de advertência do sistema de freio não se apagar ou se acender durante a condução, o nível do fluido de freio no reservatório está muito baixo ou o sistema de freio está avariado. Parar imediatamente e procurar auxílio técnico especializado.
  • Se a luz de advertência do sistema de freio se acender juntamente com a luz de controle do ABS , a função de regulagem do sistema antibloqueio do freio pode ter falhado. Com isso, é possível que as rodas traseiras travem de forma relativamente rápida em uma frenagem. Rodas traseiras travadas podem ocasionar a perda de controle do veículo! Se for possível, reduzir a velocidade e conduzir cuidadosamente em velocidade mínima até a Concessionária Volkswagen mais próxima para verificar o sistema de freio. Durante o trajeto, evitar manobras de direção e de frenagem súbitas.
  • Se a luz de controle do ABS não se apagar ou se acender durante a condução, o sistema antibloqueio do freio não está funcionando corretamente. O veículo somente pode ser parado com os freios normais (sem sistema antibloqueio do freio). A proteção, que é proporcionada pelo sistema antibloqueio do freio, não está disponível nesse caso.

    Procurar uma Concessionária Volkswagen o mais rápido possível.

  • Se isolada ou juntamente com uma mensagem de texto se acenderem no display do instrumento combinado, procurar imediatamente uma Concessionária Volkswagen, mandar verificar as pastilhas de freio ou substituir as pastilhas de freio gastas.

NOTA

A inobservância das luzes de controle que se acendem e das mensagens de texto pode causar danos ao veículo.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Estacionar

Observar as determinações legais para parar e estacionar um veículo. Parar o veículo Executar as ações sempre na sequência indicada. Parar o veículo sobre um piso adequado. Pisar no pedal do freio e manter até o motor estar desligado. Ligar o freio de estacionamento eletrônico. Com transmissão de dupla embreagem DSG, colocar a alavanca seletora na posição P. Desligar o motor e tirar o pé do pedal do freio. Retirar a chave do veículo do cilindro da ignição. Se necessário, girar um pouco o volante para engatar o travamento da coluna da direção. Com transmissão manual em terreno plano e em subidas, engatar a 1ª marcha ou, em declives, a marcha a ré e soltar o pedal da embreagem. Atentar para que todos os ocupantes desembarquem, especialmente crianças. Levar todas as chaves do veículo ao deixar o veículo. Travar o veículo.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Freio de estacionamento eletrônico

Luzes de advertência e de controle Acesa Causa possível / recurso Freio de estacionamento eletrônico ligado.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Rodas e pneus

Observações gerais Se tiver montado pneus novos deverá conduzir com precaução especial durante os primeiros 500 km. Quando subir a berma de um passeio ou enfrentar outro obstáculo deste tipo, avance tanto quanto possível em ângulo reto. Verifique de vez em quando se os pneus estão danificados (picadas, cortes, fissuras ou papos). Retire qualquer objeto estranho do perfil do pneu. Substituir as jantes ou pneus danificados sem perda de tempo. Evite que os pneus fiquem sujos com óleo, materiais gordurosos ou combustível. Substitua imediatamente os protetores das válvulas extraviados. Se as rodas forem desmontadas, identifique-as, a fim de que, quando voltarem a ser montadas, seja conservado o anterior sentido de marcha. Guardar as jantes e pneus desmontados em lugar fresco, seco e tanto quanto possível escuro.

Manuais