O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Freio de estacionamento eletrônico

Luzes de advertência e de controle

Acesa

Causa possível / recurso

Freio de estacionamento eletrônico ligado.

Não prosseguir! Desligar o freio de estacionamento eletrônico.

Freio de estacionamento eletrônico avariado.a) Procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada.
O veículo é mantido com a função Auto Hold.

Se for o caro, desligar a função Auto Hold.

a) Representação colorida no instrumento combinado com display colorido.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca ignorar as luzes de advertência acesas e as mensagens de texto.
  • Parar o veículo assim que possível e seguro.

NOTA

A inobservância das luzes de controle que se acendem e das mensagens de texto pode causar danos ao veículo.

Comandar o freio de estacionamento eletrônico

Freio de estacionamento eletrônico
Fig. 173 Na parte inferior do console central: botão do freio de estacionamento eletrônico.

O freio de estacionamento eletrônico substitui o freio de mão.

Ligar o freio de estacionamento eletrônico

Desligar o freio de estacionamento eletrônico

Desligamento automático do freio de estacionamento eletrônico no arranque

O freio de estacionamento eletrônico é solto automaticamente no arranque quando, estando a porta do condutor fechada, ocorrer uma das seguintes situações:

Um desligamento automático do freio de estacionamento eletrônico pode ser impedido puxando permanentemente o botão → Fig. 173 para cima durante o processo de arranque.

O desligamento do freio de estacionamento eletrônico se realiza somente depois de soltar o botão . Desse modo, pode ser facilitado o processo de arranque com alta carga de reboque.

Ligamento automático do freio de estacionamento eletrônico em caso de saída inadequada do veículo

Em veículos com transmissão de dupla embreagem DSG o freio de estacionamento eletrônico liga automaticamente na saída do veículo nos seguintes casos:

Função de frenagem de emergência

Acionar a função de frenagem de emergência somente em caso de emergência se o veículo não puder ser parado com o pedal do freio → !

ATENÇÃO

A utilização incorreta do freio de estacionamento eletrônico pode causar acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca usar o freio de estacionamento eletrônico para frear o veículo, exceto em caso de emergência. A distância de frenagem pode ser consideravelmente maior, pois em determinadas circunstâncias somente as rodas traseiras são freadas. Utilizar sempre o pedal do freio.
  • Nunca acelerar com posição de marcha ou marcha engatada a partir do compartimento do motor com o motor em funcionamento. O veículo pode entrar em movimento mesmo com o freio de estacionamento eletrônico ligado.

NOTA Para evitar movimentações indesejadas do veículo ao estacionar o veículo, primeiramente ligar o freio de estacionamento eletrônico e, a seguir, retirar o pé do pedal do freio.

No caso de veículos com transmissão manual: ao soltar o pedal de embreagem e ao mesmo tempo acelerar, o freio de estacionamento é automaticamente desativado.

Se a bateria do veículo estiver descarregada, não será possível desligar o freio de estacionamento eletrônico. Utilizar o auxílio à partida .

Ao ligar e desligar o freio de estacionamento eletrônico, podem ser ouvidos ruídos.

Se o freio de estacionamento eletrônico não for usado por um longo período, o sistema realiza oportunamente testes automáticos e audíveis no veículo estacionado.

Função Auto Hold

Freio de estacionamento eletrônico
Fig. 174 Na parte inferior do console central: botão do Auto Hold.

A luz de controle no botão → Fig. 174 (seta) acende com a função ligada.

A função Auto Hold ligada evita automaticamente que o veículo parado rode, sem a necessidade de segurar o veículo com o freio.

Após identificar a paralisação do veículo e soltar o pedal do freio, a função Auto Hold assume a parada do veículo. A luz de controle verde para uma parada através do freio de serviço se acende no display do instrumento combinado.

Quando o condutor dá o arranque, a função Auto Hold desliga o freio de estacionamento eletrônico. A luz de controle verde no display do instrumento combinado se apaga novamente e o veículo se coloca em movimento conforme a inclinação da via.

Premissa para ligar e desligar a função Auto Hold e para parar o veículo com Auto Hold:

Em veículos com transmissão automática, quando a alavanca seletora é movida para a posição N, a função Auto Hold não se liga ou permanece desativada. Em decorrência disso, o veículo não é parado com segurança.

Ligar Auto Hold manualmente

Pressionar o botão .

Se enquanto o veículo estiver parado uma premissa para a função Auto Hold for alterada, o Auto Hold se desliga e a luz de controle verde no display do instrumento combinado se apaga junto com a luz de controle amarela no botão .

Desligar Auto Hold manualmente

Pressionar o botão .

A luz de controle do botão → Fig. 174 (seta) se apaga com a função Auto Hold desligada. O freio de estacionamento eletrônico se liga automaticamente para estacionar o veículo com segurança. Entretanto, se ao desligar a função Auto Hold, for acionado o pedal do freio, o freio de estacionamento eletrônico não se liga.

Ligar e desligar o Auto Hold automaticamente

Se antes de desligar a ignição a função Auto Hold tiver sido ligada com o botão , a função Auto Hold permanece ligada automaticamente após a ignição ser ligada novamente. O mesmo é valido para uma função Auto Hold desligada, esta também permanece desligada automaticamente após a ligar novamente a ignição.

Desligamento temporário da função Auto Hold com o botão

Por exemplo, ao manobrar, pode ser necessário desligar a função Auto Hold uma vez por pouco tempo para facilitar a rolagem do veículo.

A função Auto Hold será ligada novamente assim que o pedal do freio for acionado com o veículo parado.

ATENÇÃO A tecnologia inteligente da função Auto Hold não pode ir além dos limites impostos pela física e funciona somente dentro dos limites do sistema. O maior conforto oferecido pela função Auto Hold não deve incentivar a colocar a segurança em risco.

  • Nunca deixar o veículo que estiver com o motor em funcionamento e com a função Auto Hold ligada.
  • O Auto Hold não consegue manter um veículo parado no aclive ou frear suficientemente em trechos de declive (por exemplo, em pisos escorregadios ou congelados) em todas as condições.

NOTA A Volkswagen recomenda que, antes de entrar em um sistema de lavagem, a função Auto Hold sempre seja desligada, uma vez que pode ser danificada devido à ligação automática do freio de estacionamento eletrônico.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luzes de advertência e de controle

Acesa Causa possível / recurso Pedal do freio não pressionado! Pisar no pedal do freio totalmente. Ver também controle automático de distância (ACC). Sistema de freio avariado.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Park Pilot

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Comandar o Park Pilot Sinais sonoros e exibições do display do Park Pilot Exibição do percurso Condução com reboque Menu do Park Pilot

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Aros

Aros e parafusos de roda são produzidos de acordo um com o outro. Por isso, para cada mudança de aro devem ser utilizados os parafusos de roda correspondentes, com o comprimento e a convexidade corretos. O assentamento firme das rodas e a função do sistema de freio dependem disso .

Manuais