O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Park Pilot

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

O Park Pilot apoia o condutor a entrar na vaga de estacionamento e a manobrar.

O Park Pilot determina, com o auxílio de sensores de ultrassom, a distância do para-choque dianteiro ou traseiro em relação a um obstáculo, Vistas externas.

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente do Park Pilot não pode ir além dos limites impostos pela física e funciona somente dentro dos limites do sistema. O maior conforto oferecido pelo Park Pilot não deve incentivar a colocar a segurança em risco. O Park Pilot não pode substituir a atenção do condutor.

  • Movimentos sem supervisão do veículo podem causar ferimentos graves.
  • Adequar sempre a velocidade e a forma de condução às condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.
  • Os sensores de ultrassom possuem ângulos cegos nos quais pessoas e objetos não podem ser detectados.
  • Observar sempre a área ao redor do veículo, já que crianças pequenas, animais e objetos não são reconhecidos pelos sensores de ultrassom em todos os casos.
  • Certas superfícies de objetos e roupas podem não refletir os sinais dos sensores de ultrassom. Esses objetos e pessoas com tais roupas podem não ser reconhecidos pelo sistema ou ser reconhecidos erroneamente.
  • Fontes de som externas podem influenciar os sinais dos sensores de ultrassom. Assim, sob determinadas circunstâncias, pessoas ou objetos podem não ser reconhecidos.

NOTA

Diferentes fatores podem influenciar as funções do Park Pilot ou ocasionar danos ao veículo assim como nos arredores do veículo.

  • Objetos como, por exemplo, barras de reboque, hastes finas, cercas, postes, árvores e tampas do compartimento de bagagem abertas ou se abrindo eventualmente não são reconhecidos pelos sensores de ultrassom.
  • Se o Park Pilot reconheceu e alertou sobre um obstáculo, durante a aproximação do veículo, obstáculos particularmente baixos ou altos não serão reconhecidos. Então, o condutor não será alertado sobre esses obstáculos.
  • Se o alerta do Park Pilot for ignorado.
  • Os sensores de ultrassom podem ser desregulados ou danificados por impactos, por exemplo, ao entrar na vaga de estacionamento.
  • Em alguns casos, sujeira ou gelo sobre os sensores de ultrassom podem ser reconhecidos como obstáculo. Manter os sensores de ultrassom limpos, sem neve e sem gelo e não cobri-los com etiquetas adesivas ou outros objetos.
  • Uma nova pintura dos sensores de ultrassom pode comprometer a função do Park Pilot.
  • Na limpeza dos sensores de ultrassom com um lavador de alta pressão ou com um jato de vapor, jatear os sensores diretamente apenas por um curto período e manter sempre uma distância maior que 10 cm.
  • Fontes de ruído podem gerar mensagens de erro do Park Pilot, por exemplo, asfalto áspero, paralelepípedos, bobinas de indução, máquinas de construção e ruído de outros veículos.
  • Peças agregadas montadas posteriormente no veículo, como, por exemplo, suporte de bicicletas ou da placa de licença, podem comprometer o funcionamento do Park Pilot.

A Volkswagen recomenda praticar o manuseio do Park Pilot em um local ou em estacionamento sem trânsito para familiarizar-se com o sistema e com as funções.

Se um sensor de ultrassom falhar, a área dos sensores é desligada e não pode mais ser ativada. A falha também pode ser reconhecida através de uma exibição do display diferente e de sinais sonoros. Para reparar o defeito, procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen.

As falhas de funcionamento do Park Pilot são indicadas na primeira ligação através de uma mensagem de texto com alerta sonoro e luz de controle piscando no botão . Se os sensores de ultrassom estiverem sujos ou cobertos, o grupo de sensores de ultrassom afetado é indicado na exibição do display do Park Pilot.

Além disso, uma indicação de limpeza é exibida (dependendo da versão).

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Freio de estacionamento eletrônico

Luzes de advertência e de controle Acesa Causa possível / recurso Freio de estacionamento eletrônico ligado.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Comandar o Park Pilot

Fig. 175 No console central: botões para ligar e desligar o Park Pilot (dependendo da versão).

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luzes de advertência e de controle

Acesa Causa possível / recurso Sistema de freio avariado.

Manuais