O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Pneus

Substitua ou cruze os pneus de acordo com o esquema de manutenção e desgaste dos mesmos.

Verificação dos pneus

Verifique se os indicadores de desgaste do piso já estão visíveis em algum pneu. Para além disso, verifique se o pneu apresenta um desgaste irregular, tal como um desgaste excessivo de um dos lados do pneu. Se o pneu de reserva ainda não tiver sido cruzado, verifique o seu estado, bem como a sua pressão.

Manutenção que pode ser feita por si

  1. Piso novo
  2. Piso gasto
  3. Indicador de desgaste do piso

A localização dos indicadores de desgaste do piso é assinalada pelas marcas "TWI" ou "", etc., moldadas na superfície lateral de cada pneu.

Substitua os pneus caso os indicadores de desgaste do piso já estejam visíveis num pneu.

Cruzamento dos pneus

Cruze os pneus na ordem apresentada

Veículos sem pneu de reserva convencional

Manutenção que pode ser feita por si

Veículos com pneu de reserva convencional

Manutenção que pode ser feita por si

Modelos 2WD: Para igualar o desgaste dos pneus e ajudar a prolongar o tempo de vida útil do pneu, a Toyota recomenda que o cruzamento de pneus seja realizado aproximadamente a cada 10 000 km.

Não se esqueça de inicializar o sistema de aviso de pressão dos pneus após o seu cruzamento. (se equipado)

Modelos 4WD: Para igualar o desgaste dos pneus e ajudar a prolongar o tempo de vida útil do pneu, a Toyota recomenda que o cruzamento de pneus seja realizado aproximadamente a cada 5 000 km.

Não se esqueça de inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus após o seu cruzamento. (se equipado)

Sistema de aviso da pressão dos pneus (se equipado)

O seu veículo está equipado com um sistema de aviso da pressão dos pneus, que utiliza as válvulas e transmissores de aviso da pressão para detetar a pressão baixa, antes que surjam problemas graves.

Se a pressão descer abaixo de um determinado nível, o condutor é avisado através duma luz de aviso.

Instalar as válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus

Quando substituir os pneus ou as jantes deve instalar também as válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus.

Ao instalar novas válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus, deve registar novos códigos de identificação (ID) no computador de aviso da pressão dos pneus e inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus. Leve o seu veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado para registar os códigos de identificação das válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus.

Inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus

O sistema de aviso da pressão dos pneus deve ser inicializado quando altera a dimensão dos pneus.

Quando o sistema de aviso da pressão dos pneus é inicializado a atual pressão dos pneus é definida com a pressão de referência.

Como inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus

1. Estacione o veículo num local seguro e coloque o interruptor do motor na posição "LOCK" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou desligue-o (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).

A inicialização não pode ser realizada enquanto o veículo estiver em movimento.

2. Ajuste a pressão dos pneus para o nível especificado de pressão do pneu frio. Certifique-se que ajusta a pressão dos pneus para o nível especificado de pressão do pneu frio. O sistema de aviso da pressão dos pneus funciona com base neste nível de pressão.

3. Coloque o interruptor do motor na posição "ON" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo IGNITION ON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).

4. Pressione e mantenha o interruptor de reinicialização do aviso da pressão dos pneus até que a luz de aviso da pressão pisque lentamente 3 vezes.

Manutenção que pode ser feita por si

5. Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Aguarde alguns minutos com o interruptor do motor na posição "ON" e depois coloque o interruptor do motor na posição "ACC" ou "LOCK".

Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: Aguarde alguns minutos com o interruptor do motor no modo IGNITION ON e depois desligue o interruptor do motor.

Registar os códigos de identificação

A válvula e transmissor de aviso da pressão dos pneus estão equipados com um código de identificação único. Quando substituir uma válvula e transmissor de aviso da pressão dos pneus é necessário registar o código de identificação. Leve o seu veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado para registar o código de identificação.

Quando substituir os pneus do seu veículo Os pneus devem ser substituídos se:

Se não tiver a certeza, consulte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado

Substituir pneus e jantes (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Se o código de identificação da válvula e transmissor de aviso da pressão dos pneus não estiver registado, o sistema de aviso da pressão dos pneus não funciona corretamente. Após conduzir cerca de 10 minutos, a luz de aviso da pressão dos pneus pisca durante 1 minuto e fica ligada, para indicar uma avaria no sistema.

Tempo de vida do pneu Qualquer pneu que tenha mais de 6 anos deve ser verificado por um técnico qualificado, mesmo que nunca ou raramente tenha sido utilizado ou que o dano não seja óbvio.

Verificação de rotina da pressão dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) O sistema de aviso da pressão dos pneus não substitui as verificações de rotina da pressão dos pneus. Certifique-se que verifica a pressão dos pneus como parte da sua rotina de verificações diárias ao seu veículo.

Se houver um desgaste superior a 4 mm ou mais nos pneus de neve A eficácia dos pneus, como pneus de neve, perde-se.

Situações nas quais o sistema de aviso da pressão dos pneus pode não funcionar corretamente (se equipado)

*: Apenas veículos com pneu de reserva de dimensões convencionais

Operação de inicialização (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)

Quando a inicialização do sistema de aviso da pressão dos pneus falha (se equipado) A inicialização pode ser concluída em poucos minutos. No entanto, nos seguintes casos, as configurações não foram gravadas e o sistema não funciona corretamente. Se repetidas tentativas para gravar as configurações da pressão dos pneus não tiverem sucesso, leve o veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado para inspeção.

Registo de códigos ID (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Podem ser registados os códigos ID da válvula de aviso da pressão dos pneus e transmissores para dois conjuntos de pneus.

Não é necessário registar os códigos ID quando substituir os pneus normais pelos pneus de neve, se os códigos ID para as rodas de ambos os pneus normais e pneus de neve estiverem registados de antemão.

Para informações sobre a alteração dos códigos ID, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Aviso de desempenho do sistema de aviso da pressão dos pneus (se equipado) O aviso do sistema de aviso da pressão dos pneus muda de acordo com as condições em que foi inicializado. Por essa razão, o sistema pode dar um aviso, mesmo que a pressão dos pneus não atinja um nível suficientemente baixo, ou se a pressão for maior que aquela para a qual foi ajustada quando o sistema foi inicializado.

AVISO

Quando verificar ou substituir pneus Cumpra com as seguintes precauções para evitar acidentes.

Não o fazer pode causar danos em peças do trem de transmissão, bem como tornar a manobrabilidade perigosa, o que pode levar a um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.

  • Não misture pneus de marcas, modelos, medidas ou tipos de piso diferentes.

    Para além disso, não misture pneus com um nível de desgaste consideravelmente diferente.

  • Não utilize pneus que não sejam da medida recomendada pela Toyota.
  • Não misture pneus de diferente construção (pneus radiais, de cinta ou convencionais).
  • Não misture pneus de verão, de todas as estações e de neve.
  • Não utilize pneus que tenham sido utilizados noutro veículo.

    Não utilize pneus quando não tiver a certeza de como estes foram anteriormente utilizados.

  • Veículos com pneu de reserva compacto: Não reboque o veículo se este tiver instalado um pneu de reserva compacto.
  • Veículos com um kit de emergência para reparação de um furo: Não reboque nada se tiver instalado um pneu que tenha sido reparado usando o kit de emergência para reparação de um furo. A carga no pneu pode causar danos inesperados no mesmo.

Quando inicializar o sistema de aviso da pressão dos pneus (se equipado) Não opere o interruptor de reinicialização do aviso da pressão dos pneus sem primeiro ajustar a pressão dos pneus para o nível especificado. Doutra forma, a luz de aviso da pressão dos pneus pode não acender mesmo que a pressão dos pneus seja baixa, ou pode acender quando a atual pressão dos pneus é normal.

 

ATENÇÃO

Reparar ou substituir pneus, jantes, válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus e tampas das válvulas dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus)

  • Ao remover ou instalar jantes, pneus ou válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, uma vez que as válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus podem ficar danificados se não forem manuseados corretamente.
  • Certifique-se que instala as tampas das válvulas dos pneus. Se não as instalar pode entrar água nas válvulas de aviso da pressão dos pneus e estas podem saltar.
  • Quando substituir as tampas das válvulas dos pneus, não use tampas de válvulas de pneus diferentes das especificadas. A tampa pode ficar presa.

Para evitar danos nas válvulas e transmissores de aviso da pressão dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Quando um pneu é reparado com líquido antifuro, a válvula e o transmissor de aviso da pressão dos pneus podem não funcionar corretamente. Se utilizar um líquido antifuro, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado, outro profissional igualmente qualificado e equipado ou uma oficina qualificada, o mais rapidamente possível. Depois de utilizar o líquido antifuro, certifique-se que substitui a válvula e o transmissor de aviso da pressão do pneu quando reparar ou substituir o pneu.

Conduzir em estradas irregulares Tenha especial cuidado quando conduzir em estradas com superfícies irregulares ou esburacadas. Estas condições podem provocar perdas de ar nos pneus, reduzindo a capacidade de amortecimento dos mesmos. Para além disso, a condução em estradas irregulares pode causar danos nos próprios pneus, assim como nas jantes e carroçaria do veículo.

Se a pressão de cada pneu baixar enquanto conduz Não continue a conduzir, ou os seus pneus e/ou jantes podem ficar com danos irreparáveis.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Líquido lava vidros

Sem indicador de nível Se nenhum lava vidros funcionar ou aparecer uma mensagem de aviso no mostrador de informações múltiplas, o reservatório do lava vidros pode estar vazio.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Pressão dos pneus

Certifique-se que mantém a correta pressão dos pneus. Deve verificar a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Aquecimento dos bancos

Fig. 92 Botão para o aquecimento dos bancos dianteiros/traseiros Os encostos e os assentos dos bancos dianteiros e os bancos traseiros laterais podem ser aquecidos eletricamente.

Manuais