O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistemas de controlo de pneus

Introdução

ATENÇÃO

Uma utilização inadequada das rodas e dos pneus pode provocar perdas repentinas de pressão nos pneus, o desprendimento da banda de rodagem ou inclusivamente o rebentamento de um pneu.

Aviso sobre o impacto ambiental

Se a pressão dos pneus for insuficiente, o consumo de combustível e o desgaste dos pneus aumentará.

Aviso

Aviso para indicar o controlo dos pneus

Se se acende

A pressão do pneu de uma ou mais rodas diminuiu claramente em comparação com a pressão do pneu ajustada pelo condutor, ou o pneu tem um dano estrutural.

Adicionalmente, pode ouvir um sinal sonoro de aviso e ver uma mensagem de texto no ecrã do painel de instrumentos.

Pare o veículo! Reduza imediatamente a velocidade! Assim que for possível e seguro, pare o veículo. Evite as manobras e as travagens bruscas! Verifique todos os pneus e todas as pressões de ar. Substitua os pneus danificados.

Se pisca

Anomalia no sistema

A luz de controlo pisca aproximadamente 1 minuto e a seguir acende-se de forma permanente.

Em caso de pressão de ar correta, desligar e voltar a ligar a ignição. Se a luz de controlo continuar acesa, é possível calibrar o indicador de controlo dos pneus.

Confie a verificação do sistema a uma oficina especializada.

 

Ao ligar a ignição acendem-se durante uns segundos alguns avisos de alerta e de controlo enquanto é realizada uma verificação do funcionamento. Apagam-se decorridos alguns segundos.

ATENÇÃO

Se os pneus estão cheios com diferentes pressões, ou com uma pressão demasiado baixa, um deles pode sofrer danos, fazendo perder o controlo sobre o veículo, o que poderia provocar um acidente grave e inclusivamente mortal.

ATENÇÃO

Respeite as advertências de segurança em Avisos de controlo e de advertência.

Aviso

Indicador de controlo dos pneus

Rodas
Fig. 227 Painel de instrumentos: aviso de perda de pressão dos pneus.

O indicador de controlo dos pneus compara as rotações e, com isso, a superfície de rodagem de cada roda com a ajuda dos sensores do ABS. Caso o perímetro de rodagem de uma ou mais rodas se altere, o indicador de controlo dos pneus assinala esse facto no painel de instrumentos através da luz de controlo e de um aviso ao condutor Fig. 227. Quando estiver afetado apenas um pneu, a posição do mesmo no veículo será assinalada.

Perda de pressão: Compr.

pressão pneus dian. esq.!

Alteração do perímetro de rodagem

O perímetro de rodagem de um pneu pode variar:

O indicador de controlo dos pneus pode reagir com atraso ou não indicar nada em determinadas circunstâncias (por ex., condução desportiva, estradas com neve ou por asfaltar, ou condução com correntes).

Calibrar o indicador de controlo dos pneus

Depois de alterar a pressão de ar ou trocar uma ou mais rodas, deverá voltar a calibrar o indicador de controlo dos pneus. Faça-o também, por exemplo, ao trocar as rodas dianteiras pelas traseiras.

O sistema calibra automaticamente a pressão de ar proporcionada pelo condutor e os pneus montados com o veículo em andamento.

Depois de um longo percurso com diferentes velocidades, os valores programados são recolhidos e supervisionados.

Quando existem cargas muito pesadas nas rodas, por exemplo, carga elevada, a pressão de ar deve ser aumentada para a pressão de ar de carga total recomendada, antes da calibração.

1) Em veículos sem sistema Easy Connect, o interruptor para o controlo dos pneus está situado na consola central ao lado dos intermitentes de emergência.

Aviso

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Rodas e pneus

Observações gerais Se tiver montado pneus novos deverá conduzir com precaução especial durante os primeiros 500 km. Quando subir a berma de um passeio ou enfrentar outro obstáculo deste tipo, avance tanto quanto possível em ângulo reto. Verifique de vez em quando se os pneus estão danificados (picadas, cortes, fissuras ou papos). Retire qualquer objeto estranho do perfil do pneu. Substituir as jantes ou pneus danificados sem perda de tempo. Evite que os pneus fiquem sujos com óleo, materiais gordurosos ou combustível. Substitua imediatamente os protetores das válvulas extraviados. Se as rodas forem desmontadas, identifique-as, a fim de que, quando voltarem a ser montadas, seja conservado o anterior sentido de marcha. Guardar as jantes e pneus desmontados em lugar fresco, seco e tanto quanto possível escuro.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Roda de emergência

Generalidades Fig. 228 Roda de emergência: piso de carga levantado.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Dados técnicos

Indicações sobre os dados técnicos Se não houver especificação contrária ou indicação especial, valem os dados técnicos do modelo básico. Com equipamentos especiais, versões diferentes do veículo, veículos especiais e com equipamentos específicos do país podem resultar em valores diferentes. As indicações nos documentos de licenciamento do veículo sempre têm prioridade.

Manuais