O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Programa launch-control

Válido para veículos: com Launch-control/DSG de seis velocidades com motores diesel com potência superior a 125 kW e gasolina superior a 140 kW.

O programa launch-control permite uma aceleração máxima.

Condição: o motor alcançou a temperatura de funcionamento e o volante não está virado.

A rotação do motor do launch-control é diferente nos motores a gasolina ou diesel. Para utilizar o launch-control é necessário desligar a regulação antipatinagem (ASR), através do menu do sistema Easy Connect. O aviso permanecerá aceso ou piscará lentamente em função de se o veículo tem ou não sistema de informação para o condutor*.

Em veículos com sistema de informações ao condutor, a indicação de desativação é visualizada no painel de instrumentos, através de aviso ESC permanentemente ligado e o texto Controlo de estabilidade desativado (temporariamente).

1) Veículos sem sistema de informações ao condutor: o aviso pisca lentamente/Veículos com sistema de informações ao condutor: o aviso permanece ligado.

ATENÇÃO

Aviso

Assistente nas descidas*

A assistência na descida ajuda o condutor na condução de percursos inclinados.

Com a alavanca seletora na posição D/S, é ativada a assistência nas descidas quando pressiona o travão. A caixa de velocidades automática engrena automaticamente uma mudança mais baixa adequada à descida. No âmbito dos limites físicos e da técnica da tração a assistência na descida tenta manter a velocidade selecionada no momento da travagem.

Em determinadas situações, pode ser necessário corrigir a velocidade pressionando o travão. Uma vez que a assistência nas descidas só pode reduzir até à 3.ª mudança, é possível que, em descidas muito pronunciadas, tenha de acionar o modo tiptronic.

Neste caso, reduza manualmente no modo tiptronic para a 2.ª ou 1.ª mudança, para aproveitar a foça de travagem do motor e aliviar os travões.

Logo que a inclinação diminua ou for pisado o pedal do acelerador, a assistência na descida desliga.

Em veículos com instalação de regulação da velocidade* ao estabelecer a velocidade é também ativada a assistência na descida.

ATENÇÃO

A assistência nas descidas não pode superar os limites impostos pelas leis da física. Por essa razão, não consegue manter uma velocidade constante em qualquer situação. Permaneça sempre em condições de travar!

Modo de inércia

O modo de inércia permite aproveitar a energia cinética do veículo e percorrer certos troços sem utilizar o acelerador. Isto permite economizar combustível. Utilize o modo de inércia para "deixar rodar" o veículo com antecedência, por exemplo, antes de entrar numa localidade.

Ligar o modo de inércia

Condição: alavanca seletora na posição D, descidas inferiores a 12 %.

Será apresentada a indicação para o condutor Inércia. A velocidades superiores a 20 km/h (12 mph), a caixa de velocidades desengrena automaticamente e o veículo roda livremente, sem o efeito da travagem do motor. Enquanto o veículo roda, o motor funciona ao ralenti.

Desligar o modo de inércia

Para aproveitar de novo a força de travagem e a desativação por inércia do motor, basta pressionar brevemente o pedal do travão.

A aplicação combinada do modo de inércia (= troço prolongado com menos energia) e da desativação por inércia (= troço mais curto sem necessidade de combustível) permite melhorar o consumo de combustível e o balanço de emissões.

ATENÇÃO

Aviso

Programa de emergência

Existe um programa de emergência para os casos de avaria do sistema.

Se o ecrã do painel de instrumentos apresentar todas as posições da alavanca seletora sobre um fundo claro, significa que existe alguma anomalia no sistema, e a caixa de velocidades automática funcionará com o programa de emergência. Com o programa de emergência ainda é possível conduzir o veículo, embora a velocidade reduzida e não estando todas as mudanças disponíveis. Em alguns casos, é possível que não possa conduzir em marcha-atrás.

CUIDADO

Se a caixa de velocidades funcionar com o programa de emergência, visite imediatamente um oficina especializada para que a avaria seja reparada.

Embraiagem

 Embraiagem sobreaquecida! Espere, por favor!

A embraiagem sobreaqueceu e pode ficar danificada.

Para e espere que a caixa de velocidades arrefeça com o motor em funcionamento (ao ralenti) e a alavanca seletora na posição P. Quando o aviso e a indicação para o condutor desligarem, visite rapidamente uma oficina especializada para que a avaria seja reparada. Se o aviso e a indicação para o condutor não desligarem, não continue a viagem. Contacte um serviço de assistência técnica.

Anomalias na caixa de velocidades

 Caixa de velocidades: anomalia! Pare e coloque a alavanca em P

Existe uma anomalia na caixa de velocidades.

Para o veículo num lugar seguro e não continue a viagem. Contacte um serviço de assistência técnica.

 Caixa de velocidades: anomalia no sistema! Pode continuar a viagem

Não demore muito a visitar uma oficina especializada para que a avaria seja reparada.

 Caixa de velocidades: anomalia no sistema! Pode prosseguir, com limitações. Marcha-atrás desativada

Dirija-se rapidamente a uma oficina especializada para que a avaria seja reparada.

 Caixa de velocidades: anomalia no sistema! Pode prosseguir em D até desligar o motor

Retire o veículo da circulação do trânsito e imobilize-o num lugar seguro. Contacte um serviço de assistência técnica.

 Caixa de velocidades: demasiado quente. Adapte a condução em conformidade

Continue a viagem com moderação. Quando o aviso desligar, pode continuar a conduzir normalmente.

 Caixa de velocidades: acione o travão e volte a engrenar uma gama de mudanças

Se a incidência tiver sido produzida por uma elevada temperatura da caixa de velocidades, esta indicação para o condutor será apresentada quando a caixa arrefecer novamente.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Conselhos para a condução

A passagem para uma mudança mais alta ou mais baixa é feita de modo automático. O motor só pode arrancar com a alavanca seletora na posição P ou N. A baixas temperaturas (inferiores a -10ºC), o motor só pode arrancar com a alavanca seletora na posição P.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Rodagem e condução económica

Um veículo novo precisa de fazer uma rodagem, num trajeto que deverá cifrar-se em 1.500 km. Nos primeiros 1000 quilómetros não ultrapasse 2/3 do regime máximo admissível.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Toyota Safety Sense

O Toyota Safety Sense consiste nos seguintes sistemas de apoio e contribui para uma experiência de condução segura e confortável: PCS (sistema de segurança pré-colisão) LDA (Função de Aviso de saída de faixa de rodagem) Luz Automática de Máximos RSA (Reconhecimento de sinais de trânsito) Controlo dinâmico da velocidade de cruzeiro com radar AVISO

Manuais