O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Se acender uma luz de aviso ou soar um sinal sonoro de aviso

Efetue os seguintes procedimentos, com calma, se uma luz de aviso acender ou piscar. Se uma luz acender ou piscar e, de seguida, apagar, não indica necessariamente uma avaria no sistema.

Contudo, se persistir, leve o veículo para inspeção a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Lista das luzes de aviso e avisos sonoros

Luz de aviso

Luz de aviso/Detalhes/Ações

Luz de aviso do sistema de travagem (sinal sonoro de aviso)*1

Indica que:

  • Nível baixo de óleo dos travões
  • Avaria no sistema de travagem
    Esta luz também acende quando o travão de estacionamento não foi libertado. Se a luz se desligar depois do travão de estacionamento estar completamente libertado, o sistema está a funcionar normalmente.

Pare, imediatamente, o veículo num local seguro e contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado. Continuar a conduzir o veículo pode ser perigoso.

Lâmpada indicadora de avaria

Indica uma avaria no:

  • Sistema de controlo eletrónico do motor;
  • Sistema de controlo eletrónico do acelerador;
  • Sistema de controlo de emissões (se equipado);
  • Sistema de controlo eletrónico da caixa de velocidades automática (se equipado); ou
  • DPF (Filtro de Partículas Diesel)/DPNR (Sistema de Redução de Partículas NOx) (se equipado).

Leve o veículo para ser inspecionado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado.

Luz de aviso do SRS

Indica uma avaria no:

  • Sistema de airbag do SRS; ou
  • Sistema dos pré-tensores dos cintos de segurança.

Leve o veículo para ser inspecionado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado imediatamente.

Luz de aviso do ABS

Indica uma avaria no:

  • ABS; ou
  • Sistema de assistência aos travões.

Leve o veículo para ser inspecionado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado imediatamente.

Luz de aviso da direção assistida elétrica (sinal sonoro de aviso)

Indica uma avaria no sistema EPS (Direção Assistida Elétrica)

Leve o veículo para ser inspecionado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado imediatamente.

Indicador de cancelamento do sistema "Stop & Start" (se equipado)

Indica uma avaria no sistema "Stop & Start".

O indicador de cancelamento do "Stop & Start" acende quando o sistema é cancelado.

Leve o veículo para ser inspecionado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado imediatament

Indicador de derrapagem

Indica uma avaria no:

  • Sistema VSC/sistema de controlo de oscilação do atrelado;
  • Sistema TRC;
  • Função AUTO LSD;
  • Sistema de controlo de assistência ao arranque em subidas; ou
  • Sistema de controlo de assistência em descidas

A luz pisca quando os sistemas VSC/sistema de controlo de oscilação do atrelado, ou o sistema TRC estão em funcionamento.

Leve o veículo para ser inspecionado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado imediatamente.

Luz de aviso de cinto de segurança (sinal sonoro de aviso)*2

Avisa o condutor e/ou o passageiro da frente para apertarem os seus cintos de segurança.

Aperte o cinto de segurança.

Se o banco do passageiro da frente estiver ocupado, o cinto de segurança deste banco também precisa ser apertado para desligar a luz de aviso (sinal sonoro de aviso).

Luz de aviso de nível baixo de combustível

Indica que o combustível restante é cerca de 9,0 L ou menos.

Reabasteça o veículo.

Medidas a tomar em caso de emergência Indicador do sensor Toyota de assistência ao estacionamento (sinal sonoro de aviso)*3 (se equipado)

Indica uma avaria no sensor Toyota de assistência ao estacionamento.

Leve o veículo para ser inspecionado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado imediatamente.

Indicador do sensor Toyota de assistência ao estacionamento (sinal sonoro de aviso)*4 (se equipado)

Indica que no sensor Toyota de assistência ao estacionamento está sujo ou coberto por gelo.

Limpe os sensores.

Luzes de aviso de cinto de segurança dos passageiros de trás (sinal sonoro de aviso)*2

Avisa os passageiros de trás para apertarem os seus cintos de segurança.

Aperte o cinto de segurança

Luz de aviso principal

Soa um sinal sonoro e acende uma luz de aviso que pisca para indicar que o sistema principal de aviso detetou uma avaria.

Luz de aviso de PCS (se equipado)

Quando a luz de aviso pisca (e soa um sinal sonoro): Indica uma avaria no PCS (sistema de Segurança de Pré-colisão)

Leve o veículo para ser inspecionado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado imediatamente.

Quando a luz de aviso pisca (e não soa um sinal sonoro): Indica que o PCS (sistema de Segurança de Pré-colisão) está temporariamente indisponível, possivelmente devido ao seguinte:

  • A área em torno do sensor do radar ou do sensor da câmara está suja ou coberta de condensação, gelo, autocolantes, etc.

Limpe a sujidade, condensação, gelo, autocolantes, etc.

  • As condições de funcionamento do sensor do radar ou da câmara (como a temperatura, etc.) não estão reunidas

É possível conduzir. O PCS Sistema de Segurança Pré-Colisão) será ativado se as condições de funcionamento (como a temperatura, etc.) estiverem novamente reunidas.

Quando a luz de aviso acende: Ou o sistema VSC (Controlo de Estabilidade do Veículo) ou o PCS (sistema de Segurança Pré-colisão) estão desativados ou estão ambos desativados.

Para acionar o sistema de PCS, ative ambos os sistemas VSC e PCS.

Medidas a tomar em caso de emergência Luz de aviso LDA (se equipado)

A luz de aviso acende e é exibida uma mensagem de aviso a indicar que o sistema LDA (Aviso de saída de faixa de rodagem com controlo da direção) está temporariamente indisponível ou detetou uma avaria.

Luz de aviso do sistema de pressão dos pneus (se equipado)

Quando a luz acende:

A baixa pressão do pneu tal como

  • Causas naturais
  • Pneu vazio

Ajuste a pressão do pneu para o nível especificado. A luz apaga decorridos alguns minutos. No caso da luz não apagar, mesmo que a pressão dos pneus tenha sido ajustada, mande verificar o sistema num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado.

Quando a luz fica acesa, depois de ter piscado durante 1 minuto: Avaria no sistema de aviso da pressão dos pneus.

Mande verificar o veículo num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado.

*1: Sinal sonoro de travão de estacionamento aplicado: Soa um sinal sonoro se o veículo estiver a ser conduzido a uma velocidade de aproximadamente 5 km/h, ou mais.
*2: Sinal sonoro do cinto de segurança do condutor e dos passageiros: O sinal sonoro do cinto de segurança soa para avisar o condutor, passageiro da frente e passageiros de trás que os seus cintos de segurança não estão apertados. O sinal sonoro soa intermitentemente durante 30 segundos após o veículo ter atingido uma velocidade de pelo menos 20 Km/h. Depois, se o cinto continuar desapertado, o sinal sonoro soará num tom diferente durante mais 90 segundos.
*3: Os indicadores dos cantos e do centro piscam após o indicador do sensor avariado piscar e o indicador do veículo desligar-se, enquanto o sinal sonoro soa durante aproximadamente 7 segundos.
*4: Os indicadores dos cantos e do centro acendem e permanecem acesos após o indicador do sensor avariado acender e o indicador do veículo desligar-se, enquanto o sinal sonoro soa durante aproximadamente 7 segundos.

Sensor de deteção no banco do passageiro da frente e sinal sonoro de aviso do cinto de segurança Se for colocada bagagem no banco do passageiro da frente, o sensor de deteção no banco do passageiro pode detetar pressão e fazer com que a luz de aviso pisque e que o sinal sonoro soe, mesmo que não se encontre ninguém sentado no banco.

Se a lâmpada indicadora de avaria acender enquanto conduz A lâmpada indicadora de avaria acende se o depósito de combustível ficar completamente vazio. Se o depósito de combustível estiver vazio, reabasteça- o imediatamente. A lâmpada indicadora de avaria apaga-se após algumas viagens.

Se a lâmpada indicadora de avaria não apagar contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, logo que possível.

Luz de aviso do sistema de direção assistida elétrica (sinal sonoro de aviso) Quando a carga da bateria é insuficiente ou a voltagem desce temporariamente, a luz de aviso do sistema de direção assistida elétrica pode acender e pode soar o sinal sonoro de aviso.

Quando a luz de aviso da pressão dos pneus acender (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Inspecione o aspeto do pneu para verificar se não está furado.

Efetue o procedimento seguinte após a temperatura do pneu ter baixado suficientemente.

A luz de aviso pode voltar a acender se a operação acima for efetuada sem primeiro deixar a temperatura do pneu baixar o suficiente.

A luz de aviso da pressão dos pneus pode acender devido a causas naturais (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) A luz de aviso da pressão dos pneus pode acender devido a causas naturais, tais como fugas naturais de ar e mudanças na pressão dos pneus, causadas pela temperatura.

Neste caso, ajustar a pressão dos pneus fará com que a luz de aviso se apague (após alguns minutos).

Quando substitui um pneu por um pneu de reserva compacto (veículos com pneu de reserva compacto e sistema de aviso da pressão dos pneus) O pneu de reserva compacto não está equipado com válvula de aviso da pressão dos pneus e transmissor. Se um pneu ficar vazio, a luz de aviso da pressão dos pneus não se apaga mesmo que o pneu vazio tenha sido substituído pelo pneu de reserva. Substitua o pneu de reserva por um pneu normal e ajuste a pressão. A luz de aviso da pressão dos pneus apaga-se após alguns minutos.

Se o sistema de aviso da pressão dos pneus não funcionar O sistema de aviso da pressão dos pneus é desativado nas seguintes condições: (Quando as condições voltam ao normal, o sistema funciona corretamente.)

O sistema de aviso da pressão dos pneus pode ser desativado nas seguintes condições: (Quando as condições voltam ao normal, o sistema funciona corretamente.)

*: Apenas veículos com pneu de reserva de dimensões convencionais

Se a luz de aviso da pressão dos pneus acender frequentemente após piscar durante 1 minuto (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Se a luz de aviso da pressão dos pneus acender frequentemente após piscar durante 1 minuto quando o interruptor do motor estiver na posição "ON" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo IGNITION ON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque), mande-o verificar num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado.

Sinal sonoro de aviso Em alguns casos o sinal sonoro pode não ser ouvido, devido ao ruído ambiente ou ao som do sistema áudio.

AVISO

Se ambas as luzes de aviso do ABS e do sistema de travagem permanecerem acesas Pare imediatamente o seu veículo num local seguro e contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado. O veículo vai ficar extremamente instável durante a travagem e o sistema ABS pode falhar, o que pode provocar um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.

Quando a luz de aviso do sistema da direção assistida elétrica acende O volante da direção pode ficar extremamente pesado.

Se o volante da direção ficar mais pesado do que o normal durante a sua utilização, mantenha-o firme e utilize mais força do que é habitual.

Se a luz de aviso da pressão dos pneus acender (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Certifique-se que observa as seguintes precauções. Não o fazer pode causar a perda do controlo do veículo e resultar em morte ou ferimentos graves.

  • Pare o seu veículo num local seguro logo que possível. Ajuste a pressão dos pneus imediatamente.
  • Se a luz de aviso da pressão dos pneus acender mesmo depois de ajustar a pressão dos pneus, é provável que tenha um pneu vazio. Verifique os pneus. Se tiver um pneu vazio, substitua-o pelo pneu de reserva e leve o pneu vazio para ser reparado num concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou noutro profissional igualmente qualificado e equipado.
  • Evite manobras abruptas e travagens. Se os pneus do veículo se deteriorarem, pode perder o controlo do volante da direção ou os travões.

Se ocorrer um rebentamento ou fuga de ar súbita (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) O sistema de aviso da pressão dos pneus pode não ativar imediatamente.

 

ATENÇÃO

Para garantir o correto funcionamento do sistema de aviso da pressão dos pneus (veículos com sistema de aviso da pressão dos pneus) Não instale pneus de diferentes especificações ou fabricantes uma vez que o sistema de aviso da pressão dos pneus pode não funcionar corretamente.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Se notar algo de errado

Se notar algum dos seguintes sintomas, o seu veículo provavelmente precisa de afinações ou uma reparação. Contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado, logo que possível.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Se for exibida uma mensagem de aviso

Se for exibido um aviso no mostrador de informações múltiplas, mantenha-se calmo e leve a cabo as seguintes ações: Luz de aviso principal A luz de aviso principal também acende ou pisca por forma a indicar que está a ser exibida uma mensagem no mostrador de informações múltiplas. Mostrador de informações múltiplas

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Comando por voz

Introdução ao sujeito Aplica-se ao Infotainment Columbus, Amundsen, Bolero. Os menus Navegação, Telefone, Rádio e Media podem funcionar através de comandos de voz. O comando por voz pode ser operado tanto pelo condutor como também do passageiro.

Manuais