O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de deteção de sinais de trânsito

Introdução ao tema

O sistema de deteção de sinais de trânsito regista mediante uma câmara situada na base do retrovisor interior os sinais de trânsito padronizados que se encontrem diante do veículo e informa sobre as limitações de velocidade e as proibições de avanço que reconheça.

Dentro das suas limitações, o sistema mostra sinais adicionais como, p. ex., proibições limitadas no tempo, sinais para a condução com reboque ou limitações que só apenas válidas em caso de chuva.

Inclusive em trajetos sem sinais, pode acontecer que o sistema mostre as limitações de velocidade que regem.

Na Alemanha, em autoestradas e vias para automóveis o sistema mostra, além das limitações de velocidade e as proibições de ultrapassagem, os sinais de fim de proibição.

Em todos os restantes países, mostra-se em seu lugar a limitação de velocidade válida nesse momento.

Países em que funciona

No momento da impressão deste manual de instruções, o sistema de deteção de sinais de trânsito funcionava nos seguintes países: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Chipre, Cidade do Vaticano, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, San Marino, Suécia, Suíça e Turquia.

ATENÇÃO

A tecnologia que o sistema de deteção de sinais de trânsito inclui não consegue registar os limites impostos pelas leis físicas e funciona apenas dentro dos limites do sistema.

O maior conforto que o sistema de deteção de sinais de trânsito fornece não deve levar a correr qualquer risco. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.

ATENÇÃO

As recomendações para a condução e os sinais de trânsito exibidos pelo sistema de deteção de sinais de trânsito podem divergir da situação real.

Aviso

Para não prejudicar o funcionamento correto do sistema, tenha em conta os seguintes pontos:

Aviso

Visualização no ecrã

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 198 No ecrã do painel de instrumentos: exemplos de limites de velocidade ou proibições de ultrapassagem reconhecidos com os respetivos painéis complementares.

Os sinais de trânsito detetados pelo sistema mostram-se no ecrã do painel de instrumentos Fig. 198 e, em função do sistema de navegação que esteja montado no veículo, também no sistema de infotainment.

Mensagens do sistema de deteção de sinais de trânsito Causa e solução
Não há sinais de trânsito disponíveis O sistema encontra-se na fase de inicialização.

OU: a câmara não reconheceu qualquer sinal obrigatório ou de proibição.

Erro: Deteção das sinais de trânsito Há uma avaria no sistema.

Vá a uma oficina especializada para fazer uma revisão ao sistema.

Advertência de velocidade não disponível neste momento. A função de advertência de velocidade do sistema de deteção dos sinais de trânsito está avariada.

Vá a uma oficina especializada e solicite a revisão do sistema

Deteç. dos sinais de trânsito: Limpe o para-brisas! O para-brisas está sujo na zona da câmara.

Limpe o para-brisas.

deteção de sinais de trânsito: Limitada neste momento Não há transmissão de dados por parte do sistema de navegação.

Comprove se o sistema de navegação conta com mapas atuais.

OU: o veículo encontra-se numa região não incluída no mapa do sistema de navegação.

Não há registos disponíveis O sistema de deteção de sinais de trânsito não funciona no país pelo qual circula atualmente.

ATENÇÃO

Se se ignorarem as mensagens que possam surgir, o veículo poderá ficar parado no meio do trânsito e provocar um acidente e ferimentos graves.

Aviso

Caso sejam ignorados os avisos de controlo que se acendem e as mensagens correspondentes, poderão ocorrer avarias no veículo.

Funcionamento

O sistema de deteção de sinais de trânsito não funciona em todos os países, Países em que funciona. Tenha isto em conta quando viajar para o estrangeiro.

Ativar e desativar a visualização dos sinais de trânsito no painel de instrumentos

A visualização permanente dos sinais de trânsito no painel de instrumentos pode ativar-se ou desativar-se no sistema de infotainment através do botão e dos botões de função Setup e Assistência ao condutor.

Visualização dos sinais de trânsito

Com o sistema de deteção de sinais de trânsito ligado, uma câmara situada na base do retrovisor interno regista os sinais de trânsito existentes à frente do veículo. Depois de rever e avaliar a informação da câmara, do sistema de navegação e dos dados atuais do veículo, exibem-se até três sinais de trânsito vigentes Fig. 198 B com os respetivos painéis complementares.

Primeiro lugar: O sinal atualmente válido para o condutor aparece no lado esquerdo do ecrã. Por exemplo, a proibição de conduzir a mais de 130 km/h (100 mph) Fig. 198 A.

Segundo lugar: Em segundo lugar, exibe-se um sinal válido apenas sob determinadas condições, por ex. 100 km/h (60 mph) com o painel complementar de chuva.

Painel complementar: Se o limpa para-brisas estiver a funcionar durante o andamento, o sinal com o painel complementar de chuva será exibido em primeiro lugar à esquerda por ser o que está em vigor nessa altura.

Terceiro lugar: Em terceiro lugar, exibe-se um sinal que só é válido com restrições, por ex., uma proibição de ultrapassar a determinadas horas Fig. 198 C.

Advertência de velocidade

Se o sistema detetar que se ultrapassa à velocidade permitida nesse momento, pode acontecer que advirta de forma acústica com um "gong" e de forma ótica com uma mensagem no ecrã do painel de instrumentos.

A advertência de velocidade pode ativar-se ou desativar-se no sistema infotainment com o botão e os botões de função Setup e Assistência ao condutor. O ajuste tem lugar em passos de 5 km/h (3 mph) dentro de uma faixa compreendida entre 0 km/h (mph) e 20 km (12 mph) acima da velocidade máxima permitida.

Modo para reboque

Nos veículos com engate para reboque montado de fábrica e um reboque ligado eletricamente, pode ativar-se ou desativar-se a visualização de sinais de trânsito específicos para veículos que circulam com reboque, como por exemplo os limites de velocidade ou as proibições de ultrapassagem. A ativação ou desativação realiza-se no sistema de infotainment através do botão e dos botões de função Setup e Assistência ao condutor.

Para o modo para reboque, pode-se ajustar a indicação das limitações de velocidade vigentes ao tipo de reboque ou às disposições legais. O ajuste tem lugar em passos de 10 km/h (5 mph) dentro de uma faixa compreendida entre 60 km/h (40 mph) e 130 km (80 mph). Se se ajustar uma velocidade maior que a permitida no país em questão para circular com reboque, o sistema mostra automaticamente as limitações de velocidade habituais, p. ex., na Alemanha 80 km/h (50 mph).

Se se desativar a advertência de velocidade para o reboque, o sistema mostra as limitações de velocidade como se não se levasse reboque.

Funcionamento limitado

O sistema de deteção de sinais de trânsito tem determinadas limitações. Os seguintes casos podem provocar que o sistema funcione de forma limitada ou não funcione em absoluto:

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Modos de condução SEAT (SEAT Drive Profile)

Introdução O SEAT Drive Profile permite ao condutor selecionar quatro perfis ou modos, Eco, Normal, Sport e Individual, que modificam o comportamento de várias funções do veículo, proporcionando diferentes experiências de condução.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Deteção de fadiga (recomendação de pausa)

Introdução A deteção de fadiga informa o condutor quando o seu comportamento de condução demonstra cansaço. ATENÇÃO

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Troca de roda

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Preparações para a troca de roda Parafusos de roda Suspender o veículo com o macaco Trocar a roda Após a troca de roda

Manuais