O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistema de ligar/desligar manualmente o airbag

Este sistema desativa o airbag do passageiro da frente.

Apenas desative os airbags quando utilizar um sistema de segurança para crianças (cadeirinha) no banco do passageiro da frente.

  1. Indicador "PASSENGER AIR BAG"
    Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque: A luz do indicador "ON" acende quando o sistema do airbag está ligado (apenas quando o interruptor do motor está na posição "ON".)
    Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque: A luz do indicador "ON" acende quando o sistema do airbag está ligado (apenas quando o interruptor do motor está no modo IGNITION ON).
  2. Interruptor para ligar-desligar manualmente o airbag

Para uma utilização segura

Desativar os airbags do passageiro do banco da frente

Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Insira a chave no cilindro e rode-a para a posição "OFF".

A luz do indicador "OFF" acende (apenas quando o interruptor do motor está na posição "ON").

Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque

Insira a chave mecânica no cilindro e rode-a para a posição "OFF".

A luz do indicador "OFF" acende (apenas quando o interruptor do motor está no modo IGNITION ON).

Para uma utilização segura

Informação relativa ao indicador "PASSENGER AIR BAG" Se ocorrer um dos problemas seguintes, é possível que haja uma avaria no sistema. Leve o seu veículo a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado para que este proceda a uma inspeção.

AVISO

Quando instalar um sistema de segurança para crianças (cadeirinha) Por questões de segurança, instale sempre o sistema de segurança para crianças (cadeirinha) no banco traseiro. No caso do banco traseiro não poder ser utilizado, o banco da frente pode ser utilizado desde que o sistema para ligar/desligar manualmente o airbag esteja definido para desligado, "OFF".

Se o sistema para ligar/desligar manualmente o airbag for deixado ligado, o forte impacto da deflagração (insuflação) do airbag pode provocar ferimentos graves ou mesmo a morte.

Quando um sistema de segurança para crianças (cadeirinha) não está instalado no banco do passageiro da frente Certifique-se que o sistema para ligar/desligar manualmente o airbag está definido para ligado, "ON".

Se estiver desligado, o airbag não pode deflagrar em caso de acidente, o que pode resultar em ferimentos graves ou mesmo morte.

Informações de segurança para crianças

Cumpra com as seguintes precauções quando estiverem crianças dentro do veículo.

Utilize um sistema de segurança para crianças (cadeirinha) adequado à criança, até que esta seja suficientemente crescida para utilizar o cinto de segurança do veículo de forma correta.

AVISO Nunca deixe crianças sozinhas dentro do veículo e nunca permita que segurem ou usem a chave.

As crianças podem conseguir ligar o veículo ou engrenar a posição neutra.

Existe também o perigo das crianças se magoarem a elas próprias, brincando com os vidros, teto panorâmico ou com outras funcionalidades do veículo. Para além disso, a acumulação de calor ou as temperaturas extremamente frias no interior do veículo podem ser fatais para as crianças.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Airbags do SRS

Os airbags do SRS deflagram quando o veículo é sujeito a diversos tipos de impactos severos que podem provocar ferimentos graves nos ocupantes. Estes trabalham em conjunto com os cintos de segurança para ajudar a reduzir o risco de morte ou ferimentos graves.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistemas de segurança para crianças (cadeirinha)

A Toyota recomenda firmemente o uso de um sistema de segurança para crianças (cadeirinhas).

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Informações introdutórias

Navegação - Funcionamento Aplica-se ao Infotainment Columbus, Amundsen. A orientação de rota é iniciada como se segue. Procurar/introduzir um novo destino ou selecionar um dos destinos armazenados. Confirmar nos detalhes de destino o início do cálculo da rota, eventualmente, ajustar as opções do trajeto. Selecionar o tipo de trajeto preferido, se tal for solicitado pelo Infotainment.

Manuais