O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sistema de reconhecimento de cansaço


Fig. 52 No display do instrumento combinado: símbolo do sistema de reconhecimento de cansaço.

O sistema de reconhecimento de cansaço avisa o condutor quando seu comportamento de direção indica cansaço.

Funcionamento e comando

O sistema de reconhecimento de cansaço determina o comportamento de direção do condutor no início de uma condução e calcula, a partir daí, uma avaliação do cansaço. Isso é comparado constantemente com o comportamento de direção atual. Se o sistema reconhecer o cansaço do condutor, ele emite um alerta sonoro com um "gongo" e exibe um alerta visual com um símbolo → Fig. 52 no display do instrumento combinado juntamente com uma mensagem de texto complementar. A mensagem no display do instrumento combinado é exibida por aproximadamente 5 segundos e, se necessário, repetida uma vez. A última mensagem é armazenada pelo sistema.

A mensagem no display do instrumento combinado pode ser desligada, pressionando o botão na alavanca dos limpadores dos vidros ou o botão no volante multifunções. A mensagem no display do instrumento combinado pode ser acessada novamente pelo indicador multifunções.

Condições de funcionamento

O comportamento de condução somente é avaliado no caso de velocidades acima de aproximadamente 65 km/h (40 mph) e até aproximadamente 200 km/h (125 mph).

Ligar e desligar

O sistema de reconhecimento de cansaço pode ser ativado ou desativado no sistema Infotainment por meio do botão e das superfícies de função e assistência ao condutor .

Limitações de funcionamento

O reconhecimento de cansaço tem limites condicionados ao sistema. As seguintes condições podem levar a que o sistema de reconhecimento de cansaço somente funcione de maneira limitada ou mesmo não funcione de maneira nenhuma:

O sistema de reconhecimento de cansaço é restaurado quando:

Em caso de uma condução mais longa em baixa velocidade (abaixo de 65 km/h (40 mph) ), a avaliação é reiniciada automaticamente pelo sistema. Em caso de uma condução posterior mais rápida, o comportamento de direção é recalculado.

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente do reconhecimento de cansaço não pode ir além dos limites impostos pela física e funciona somente dentro dos limites do sistema. O maior conforto oferecido pelo sistema de reconhecimento de cansaço não deve incentivar o condutor a assumir riscos. Em conduções mais longas, fazer intervalos regulares e longos o suficiente.

  • A responsabilidade pela capacidade de conduzir é sempre do condutor.
  • Nunca conduzir um veículo se estiver cansado.
  • O sistema não reconhece o cansaço do condutor em todas as circunstâncias.
  • Em algumas situações, o sistema pode interpretar incorretamente uma manobra de direção intencional como se fosse cansaço do condutor.
  • Nenhum alerta crítico acontece no chamado "segundo de sono"!
  • Atentar para as indicações do display do instrumento combinado e seguir as instruções correspondentes.

O sistema de reconhecimento de cansaço foi desenvolvido somente para conduzir em estradas e em vias bem asfaltadas.

Em caso de avaria, procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada e mandar verificar o sistema.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Textos de advertência e de informação

Ao ligar a ignição ou durante a condução, algumas funções do veículo e dos componentes do veículo têm seu status verificado. As falhas de funcionamento são indicadas no display do instrumento combinado 1) por símbolos de advertência vermelhos ou amarelos com mensagens de texto e, se necessário, também por meio de alertas sonoros.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sistema de reconhecimento da sinalização de trânsito (Sign Assist)

Fig. 53 No display do instrumento combinado: exemplos de limites de velocidade e proibição de ultrapassagem com placas adicionais associadas.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Configuração

Características de configuração O seu veículo inclui uma variedade de características eletrónicas que podem ser personalizadas de acordo com as suas preferências. Estas características podem ser alteradas através do mostrador de informações múltiplas, sistema de navegação e sistema de multimédia, ou por um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Manuais