O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Sistemas de travagem e de estabilidade

Introdução ao tema

Os sistemas de freio e de estabilização são ativados automaticamente cada vez que a ignição, salvo indicação em contrário.

A indicação dos erros consta no capítulo, Luzes de controlo.

ATENÇÃO Respeitar as instruções gerais relativas à utilização dos sistemas de assistência, na Secção Introdução ao tema.

Controlo de estabilidade (ESC)

O ESC melhora a estabilidade do veículo em situações de condução dinâmica (por exemplo, como no início de uma derrapagem) pela travagem das individuais rodas para manter a direção.

Durante uma intervenção do ESC a luz de controlo pisca no painel de instrumentos.

ESC Sport


Fig. 249 Tecla do sistema ESC Sport / ASR

ESC Sport permite um estilo de condução mais desportiva. Com o ESC Sport ativado é efetuado em caso de ligeira sobreviragem ou subviragem do veículo nenhuma intervenção do ESC e do ASR é tão limitado que o giro das rodas motrizes é possível.

Ativação

Na ativação acende no painel de instrumentos, a luz de controlo e no visor do painel de instrumentos aparece uma mensagem correspondente.

Desativação

Na desativação apaga no painel de instrumentos, a luz de controlo e no visor do painel de instrumentos aparece uma mensagem correspondente.

Sistema de travagem anti bloqueio (ABS)

O ABS evita que as rodas se bloqueiem ao travar. Deste modo ajuda o condutor, a manter o controlo sobre o veículo.

Uma intervenção do ABS manifesta-se por vibrações do pedal do travão associadas a certos ruídos.

Na intervenção do ABS não deve travar de forma intervalada nem diminuir a pressão sobre o pedal do travão.

Motor de controle de torque de arrasto (MSR)

A MSR impede a tendência de bloqueio das rodas motrizes durante a mudança das velocidades para baixo ou em caso de desaceleração repentina (ex. em pistas geladas ou escorredia).

Caso as rodas motrizes bloquearem, a velocidade do motor aumenta automaticamente.

Deste modo, o efeito de travagem do motor é reduzido e as rodas podem rodar livremente de novo.

Controlo de tração (ASR)

O ASR previne que as rodas motrizes patinem. O ASR reduz a força motriz transmitida às rodas. Assim, por exemplo, a viagem é facilitada em pisos com pouca aderência.

Durante uma intervenção do ASR a luz de controlo pisca no painel de instrumentos.

Desativação

Na desativação acende no painel de instrumentos, a luz de controlo e no visor do painel de instrumentos aparece uma mensagem correspondente.

Ativação

Na ativação apaga no painel de instrumentos, a luz de controlo e no visor do painel de instrumentos aparece uma mensagem correspondente.

Normalmente, o ASR deve estar sempre ativado. Faz sentido desativar o sistema, p. ex., apenas nas seguintes situações.

Bloqueio eletrónico do diferencial (EDL e XDS)

O EDS impede a rotação da respetiva roda do eixo acionado. O EDS trava uma das rodas, eventualmente, derrapada e transmite a força motriz para a outra roda. A viagem torna-se mais fácil em superfícies de estrada com tração diferente em cada uma das rodas do eixo acionado.

O EDS desliga-se automaticamente, para que o travão da roda travada não aqueça demasiado. Logo que os travões tenham arrefecido, há a reativação automática.

do EDS.

O XDS+ é uma evolução do Bloqueio Eletrónico do Diferencial (EDS). O XDS+ reage devido a uma intervenção de travagem na roda do lado de dentro da curva do eixo acionado para o alívio das rodas em curvas a alta velocidade. Ao travar as individuais rodas é evitado uma direção excessiva ou insuficiente do veículo.

Isto tem um efeito positivo sobre a estabilidade de condução e manobrabilidade do veículo.

Apoio ativo de direção (DSR)

O DSR dá ao condutor, em situações críticas, uma recomendação de direção para estabilizar o veículo. O DSR é ativado, p. ex. em caso de travagens fortes em pisos assimétricos dos lados direito e esquerdo do veículo.

Assistência de travagem (HBA)

O HBA reforça a assistência de travagem e ajuda a reduzir a distância de travagem.

A assistência de travagem (HBA) é ativada através do rápido acionamento do pedal do travão. Para percorrer uma distância de travagem tão curta quanto possível, o condutor deve acionar fortemente o pedal do travão, até o veículo estar completamente parado.

Depois de soltar o pedal do travão, a função da HBA é automaticamente desligada.

Assistência ao arranque em subida

A assistência ao arranque em subida permite, ao arrancar em subidas, mover o pé do pedal do travão para o acelerador, sem que o veículo desça autonomamente uma encosta.

O veículo continua a ser travado pelo sistema ainda cerca de 2 segundos depois ter tirado o pé do pedal do travão.

O sistema é ativado em subidas com 5 % de inclinação, se a porta do condutor estiver fechada. O sistema só se ativa em marcha para a frente ou em marcha-atrás, em subida.

Travão de multicolisão (MCB)

Depois de uma colisão, o MCB ajuda a diminuir a velocidade através de intervenções automáticas do travão e de estabilizar o veículo. Como tal o risco de impacto devido a movimento incontrolado do veículo é reduzido.

As intervenções de travagem automática só podem ocorrer se as seguintes condições forem cumpridas.

Sistema de estabilização de reboque (TSA)

A TSA ajuda a estabilizar o veículo com reboque em situações em que o reboque e todo o conjunto balança.

O TSA trava as rodas individuais do veículo trator, a fim de amortecer o movimento de balanço do conjunto total.

Para a função TSA correta são necessárias as seguintes condições.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Avisos gerais

Introdução ao tema ATENÇÃO Os sistemas de assistência servem apenas para apoio e não liberta o condutor da responsabilidade pela condução. A maior oferta de segurança, bem como o aumento da proteção dos ocupantes através dos sistemas de assistência não deve tentá-lo a tomar um risco de segurança - existe o perigo de acidente! Adapte sempre a velocidade e modo de condução às condições atuais de visibilidade, do tempo, da estrada e do trânsito. Aos sistemas de assistência estão colocados limites físicos e relacionados com o sistema. Por esta razão, o condutor pode assumir algumas reações de sistema em determinadas situações como indesejável ou em atraso. Por isso deve estar sempre atento e pronto para intervir! Ativar, desativar e ajustar apenas os sistemas de assistência de modo a que tenha em qualquer situação de trânsito o seu veículo sob controlo - existe perigo de acidente!

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Modo Offroad

Introdução ao tema O modo Offroad inclui recursos que ajudam a superar difíceis rotas navegáveis quando viajam para fora de estradas pavimentadas.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Equipamento interior

Introdução ao tema ATENÇÃO Não coloque objetos sobre o painel de bordo. Objetos pousados poderiam escorregar durante a viagem e distrai-lo do trânsito - existe perigo de acidente! Certificar-se de que durante a condução nenhum objeto possa cair na área dos pés do condutor - existe perigo de acidente! Nunca transporte objetos no banco do passageiro dianteiro, exceto aqueles que estão previstos para esse efeito (p. ex., cadeira de criança) - Existe perigo de acidente! No compartimento de arrumação, assim como nos suportes de bebidas não devem ser colocados objetos que possam colocar os ocupantes do veículo em perigo, em caso de colisão ou travagem brusca. Por razões de segurança, os compartimentos de arrumação que pode ser fechados à chave devem estar fechados durante a viagem - existe o perigo de ferimentos devido a abertura da tampa do compartimento ou devido os objetos não fixados no compartimento de arrumação. Fazer atenção de que nenhum objeto saia dos compartimentos de arrumação - existe perigo de ferimentos! Não exceder a carga admissível dos compartimentos de arrumação e das bolsas - existe o perigo de ferimentos ou o perigo de danificar os compartimentos e as bolsas! Cinzas, cigarros, charutos e produtos semelhantes só devem ser colocados no cinzeiro - existe perigo de incêndio! Os compartimentos de arrumação e os recipientes de lixo não substituem um cinzeiro e também não pode ser utilizado como tal - Existe perigo de incêndio!

Manuais