O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Troca de roda

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

Algumas versões ou modelos são fornecidos de fábrica sem macaco e sem chave de roda. Nesse caso, a troca de roda deve ser realizada por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.

O macaco fornecido de fábrica é desenvolvido apenas para uma troca de roda em que uma roda do veículo está danificada e deve ser trocada. Se ambos os pneus de um lado do veículo ou ambos os pneus de um eixo ou todos os pneus estiverem danificados, procurar uma Concessionária Volkswagen ou procurar imediatamente auxílio técnico especializado.

Realizar uma troca de roda por conta própria somente quando o veículo estiver estacionado com segurança, estiver familiarizado com as ações e precauções de segurança necessárias e as ferramentas apropriadas estiverem disponíveis. Caso contrário, procurar imediatamente auxílio técnico especializado.

ATENÇÃO

Uma troca de roda pode ser perigosa, especialmente se for realizada na margem da rua. Para reduzir o risco de ferimentos graves, observar o seguinte:

  • Parar o veículo assim que possível e seguro.

    Estacionar o veículo a uma distância segura do fluxo de trânsito para poder realizar a troca de roda.

  • Todos os passageiros e especialmente as crianças devem sempre se manter a uma distância segura e afastada da área de trabalho durante a troca de roda.
  • Ligar as luzes de advertência para alertar os demais usuários da via.
  • Garantir que o piso seja plano e firme. Se for o caso, utilizar um apoio estável e com superfície larga para o macaco.
  • Realizar a troca de roda por conta própria somente se estiver familiarizado com as ações necessárias. Caso contrário, procurar imediatamente auxílio técnico especializado.
  • Utilizar sempre somente ferramentas adequadas e não danificadas para uma troca de roda.
  • Desligar sempre o motor, ligar o freio de estacionamento eletrônico e colocar a alavanca seletora na posição P ou, com transmissão manual, engatar uma marcha para reduzir o risco de um movimento sem supervisão do veículo.
  • Após uma troca de roda, mandar verificar o torque de aperto dos parafusos de roda com um torquímetro calibrado.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Calotas

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Calota central Calota integral Capa de cobertura dos parafusos de roda

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Preparações para a troca de roda

Executar as seguintes ações sempre na sequência indicada, como preparações para a troca de roda → : 1. Em caso de um pneu furado, estacionar o veículo na medida do possível a uma distância segura do fluxo de trânsito, em uma superfície plana e firme.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Carregar um reboque

Massa rebocável máxima tecnicamente admissível e carga vertical sobre o acoplamento A massa rebocável máxima tecnicamente admissível é a massa que o veículo pode rebocar. A carga vertical sobre o acoplamento é a carga que se exerce na vertical desde cima sobre o engate de bola do dispositivo de reboque.

Manuais