O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Versões do compartimento de bagagem

Olhais de amarração

Versões do compartimento de bagagem
Fig. 218 No compartimento de bagagem: olhais de amarração.

Versões do compartimento de bagagem
Fig. 219 No compartimento de bagagem: proteger corretamente o volume de bagagem.

Observar: sempre que possível, usar a superfície de carga superior.

O compartimento de bagagem dispõe de 4 olhais de amarração em total para prender carga. Dois rebatíveis na parte de trás e dois fixos na parte da frente do compartimento de bagagem → Fig. 218 (seta).

Ao prender várias peças de bagagem, deve-se usar meios adicionais de retenção, por exemplo, um tapete para o compartimento de bagagem.

As cintas tensoras estão tensionadas.

ATENÇÃO

Fitas de amarração ou cintas tensoras inadequadas ou avariadas podem se romper em uma manobra de frenagem ou em caso de acidente. Se isso acontecer, os objetos podem ser lançados pelo interior do veículo, causando ferimentos graves ou fatais.

  • Utilizar sempre fitas de amarração ou cintas tensoras adequadas e em boas condições de uso.
  • Fixar fitas de amarração e cintas tensoras de maneira segura nos olhais de amarração.
  • Objetos soltos no compartimento de bagagem podem deslizar subitamente e alterar o comportamento de direção do veículo.
  • Fixar também objetos pequenos e leves.
  • Nunca exceder a carga máxima de tração dos olhais de amarração na fixação de objetos.
  • Nunca fixar uma cadeira de criança nos olhais de amarração.

CUIDADO

Em caso de transporte de uma carga de menor altura que os olhais de amarração, os objetos podem ser arremessados pelo habitáculo, causando danos materiais.

  • Principalmente no caso de objetos planos, use a superfície de carga superior. Observe a figura do compartimento de bagagem.
  • Certifique-se de que a carga está presa na superfície de carga através dos olhais de amarração e que as cintas tensoras estão esticadas com firmeza sobre a carga.

    Recomendamos, principalmente no caso de objetos planos, usar as superfícies de carga superiores.

  • Caso necessário, usar outros meios de fixação.

NOTA A fixação incorreta dos cintos de amarração e de cintas tensoras nos pontos de ancoragem do Top-Tether no lado de trás do banco traseiro pode causar danos.

A carga máxima de tração dos olhais de amarração é de aproximadamente 3,5 kN.

Fitas de amarração, cintas tensoras e sistemas de proteção de carga adequados podem ser obtidos em uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen.

Rede para bagagem

Versões do compartimento de bagagem
Fig. 220 No compartimento de bagagem: fixar a rede para bagagem no assoalho.

A rede para bagagem ajuda a evitar o deslocamento de um objeto mais leve no compartimento de bagagem. Na rede para bagagem há uma bolsa com zíper para guardar objetos pequenos.

Prender a rede para bagagem

Colocar a rede para bagagem no assoalho com o auxílio das garras de fixação → Fig. 220. O zíper da rede para bagagem deve estar voltado para cima.

Desinstalar a rede para bagagem

A rede para bagagem, quando presa, está sob tensão.

ATENÇÃO

A rede para bagagem elástica precisa ser esticada quando for fixada nos olhais de amarração do compartimento de bagagem.

Uma rede para bagagem, quando presa, está sob tensão. Os ganchos da rede para bagagem podem causar ferimentos se a rede para bagagem for presa ou desprendida de modo inadequado.

  • Prender sempre o gancho da rede para bagagem firmemente, evitando que ela se solte bruscamente do olhal de amarração ao ser fixada ou removida.
  • Proteger os olhos e o rosto para evitar ferimentos caso os ganchos se soltem bruscamente ao serem presos ou desprendidos.
  • Prender sempre os ganchos da rede para bagagem na sequência descrita. Se um dos ganchos da rede para bagagem se soltar, haverá um risco de ferimento.

Ganchos para sacolas

Versões do compartimento de bagagem
Fig. 221 No compartimento de bagagem: ganchos para sacolas na parte dianteira.

Ganchos de bolsa

Na região traseira do compartimento de bagagem, encontram-se ganchos fixos para sacolas, à esquerda e à direita → Fig. 221.

Nos ganchos para sacolas podem ser penduradas sacolas de compras no compartimento de bagagem.

ATENÇÃO

Nunca usar os ganchos para sacolas para amarração. Em caso de manobras de frenagem súbitas ou em caso de acidente, o gancho para sacolas pode se romper.

NOTA

Cada gancho para sacolas suporta uma carga máxima de 2,5 kg

Dispositivo para transporte de objetos longos

Versões do compartimento de bagagem
Fig. 222 No encosto do banco traseiro: abrir o dispositivo para transporte de objetos longos.

Atrás do descansa-braço central do banco traseiro encontra-se um dispositivo para transporte de objetos longos no interior do veículo, como, por exemplo, esquis.

Para evitar a entrada de sujeira no interior do veículo, envolver objetos sujos em uma coberta, por exemplo, antes de colocá-los no dispositivo para transporte de objetos longos.

Com o descansa-braço central rebatido, não se deve transportar uma pessoa no assento central do banco traseiro.

Abrir o dispositivo para transporte de objetos longos

Fechar o dispositivo para transporte de objetos longos

ATENÇÃO

Rebater o dispositivo para transporte de objetos longos para frente ou de volta de maneira descontrolada ou desatenta pode causar ferimentos graves.

  • Nunca rebater o dispositivo para transporte de objetos longos para frente ou de volta durante a condução.
  • Atentar para que o cinto de segurança não seja preso ou danificado ao rebater o dispositivo para transporte de objetos longos de volta.
  • Manter as mãos, os dedos e os pés ou demais partes do corpo sempre distantes ao rebater o dispositivo para transporte de objetos longos para frente e de volta.
  • Uma marcação vermelha no indicador de travamento → Fig. 222 (lupa) sinaliza um dispositivo para transporte de objetos longos não engatado. Verificar sempre se a marcação vermelha não está visível quando o dispositivo para transporte de objetos longos estiver na posição ereta.
  • Se o dispositivo para transporte de objetos longos estiver rebatido para frente ou não estiver travado de maneira segura, uma pessoa e especialmente uma criança não pode ser transportada neste assento.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Rede divisória

Fig. 216 No compartimento de bagagem: pendurar a rede divisória. Fig. 217 No compartimento de bagagem: remover a rede divisória.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Lanterna extraível

Fig. 223 À esquerda do compartimento de bagagem: lanterna removível (dependendo da versão).

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistema imobilizador do motor

As chaves do veículo têm inserido um "chip" emissor que impede que o motor entre em funcionamento, caso a chave não tenha sido previamente registada no computador de bordo do veículo.

Manuais